 No dia 27 de junho participei de uma descida de rio em caiaque proposta pelos novos amigos do grupo EXA (por favor veja link ao lado). Começaríamos colocando os caiaques na água debaixo da ponte da rodovia Tabaí-Canoas (parte superior do trajeto realçado na imagem acima) e percorreríamos parte do rio Caí, que desemboca no Delta do Jacuí, remando até as proximidades da ponte móvel, mais conhecida por Ponte do Guaíba.
 No dia 27 de junho participei de uma descida de rio em caiaque proposta pelos novos amigos do grupo EXA (por favor veja link ao lado). Começaríamos colocando os caiaques na água debaixo da ponte da rodovia Tabaí-Canoas (parte superior do trajeto realçado na imagem acima) e percorreríamos parte do rio Caí, que desemboca no Delta do Jacuí, remando até as proximidades da ponte móvel, mais conhecida por Ponte do Guaíba.Chegando à ponte da rodovia Tabaí-Canoas, tratamos de encontrar local para transportar os caiaques até a água. A Parati estava com bateria fraca, de modo que precisei mantê-la com o motor ligado.
Por volta das oito e vinte da manhã começamos a remar pelo rio Caí.
"Com uma área de aproximadamente 5.027 km², a bacia hidrográfica do rio Caí equivale a 1,79% da área do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se ao norte da capital, Porto Alegre, entre a depressão central e o planalto brasileiro. Sua bacia, com uma extensão de 285 km, é composta de 41 municípios e de uma população total de cerca de 383.929 habitantes, dos quais 25 % habitam a área rural e 75% a área urbana.
A agricultura destaca-se como a principal atividade econômica da região, embora a indústria e o comércio sejam as atividades geradoras de mais divisas. Caxias do Sul, localizada no divisor de águas entre as bacias dos rios Caí e Taquari-Antas, destaca-se como o maior centro urbano, sem esquecer Feliz, Montenegro e São Sebastião do Caí, localizadas às margens do rio principal.
A bacia hidrográfica do rio Caí engloba municípios com atividade industrial bastante desenvolvida, entre os quais destacam-se Farroupilha e Caxias do Sul, localizados na Serra, com indústrias reconhecidas como de alto potencial poluidor, principalmente do ramo de metalurgia e metal-mecânica. Entre as indústrias de maior potencial poluidor hídrico na região plana da bacia, notadamente na sub-bacia do arroio Cadeia, destacam-se os curtumes.
Pode-se dividir o rio Caí em três trechos com características distintas:
Curso Superior: das nascentes até a foz do rio Piaí, trata-se do trecho com maior declividade (entre 0,15 e 3,5 %), na região nordeste da bacia - região de planalto e encosta de planalto. O leito do rio Caí é aí reduzido a uma calha estreita, com margens íngremes. Os afluentes têm suas nascentes em cotas que podem ultrapassar 800 m, ocorrendo formação de cataratas;
Curso Médio: da foz do rio Piaí até São Sebastião do Caí. Essa é a zona central e nordeste da bacia, havendo alternância de trechos com corredeiras e trechos com escoamento lento;
Curso Inferior: de São Sebastião do Caí até a foz. Essa é a parte mais plana do rio e da bacia, onde o rio apresenta maior vazão mas, como percorre área plana, adquire menor velocidade, podendo haver refluxo principalmente em épocas de estiagem."
(Fonte: Wikipedia)

Primeira parte do trajeto

Local da primeira parada, nas proximidades do Polo Petroquímico de Triunfo.
 
 O ritmo continuou um tanto acelerado, em minha opinião, e não sei realmente se a ideia do reboque foi boa. Germano não se sentiria à vontade para simplesmente se deixar puxar pelo canoísta, então certamente se esforçou para acompanhá-lo, o que gerou mais fadiga. Quando chegamos ao ponto de parada, em Morretes, Germano optou por telefonar ao filho para que fosse buscá-lo de carro. Não tenho grande experiência em canoagem, mas acredito que, se diminuíssemos o ritmo, Germano teria condições de percorrer todo o trajeto proposto. Não se pode imputar culpa alguma a ninguém, não é esse o caso; tratavam-se apenas de objetivos diferentes: enquanto Germano e eu pretendíamos realizar um passeio, com o dia inteiro disponível para isso, Gérson, Fabiano e Marcos (não tenho certeza se os nomes estão corretos, pois ainda não conheço bem os novos amigos), encaravam o trajeto como um desafio a ser encarado em ritmo de treino, com horário para chegar - tanto é que nem levavam máquinas fotográficas como Germano e eu.
Acima, trajeto da ponte ferroviária até Morretes;
abaixo, detalhe.
 
  
 Na imagem acima, parte final do trajeto, pelas ilhas do Delta do Jacuí;
abaixo, passagem ao lado da Ilha do Oliveira (também conhecida por Ilha do GPA)
até o Clube de Regatas Almirante Barroso.
 
  
 Na imagem de satélite, os clubes de remo e a ponte móvel.
Gostaria de agradecer ao convite e a todos os que participaram dessa jornada: Germano e seu filho (apoio de carro), Padaratz (louco para começar a remar, auxiliou, de carro, no transporte dos caiaque para a ponte), Gérson, Marcos e Fabiano (do grupo EXA), Gustavo e Alex Roxo (que remaram os 66 quilômetros de ida e volta), André Agustoni e Sid (ambos remaram após a realização da regata e Sid também auxiliou no transporte dos caiaques de carro) e Tiane (transporte do caiaque na ida e na volta e o espetacular chimarrão na chegada).
Da ponte da rodovia Tabaí-Canoas até a primeira parada, na ponte ferroviária, foram percorridos aproximadamente 11 quilômetros. Da primeira à segunda parada, na praia em Morretes, foram mais nove quilômetros e meio, totalizando pouco mais de vinte quilômetros. A terceira etapa, de Morretes ao Clube de Regatas Almirante Barroso, incluiu por volta de 13 quilômetros ao trajeto total, estimado em 33 quilômetros.
A título de curiosidade, incluo os seguintes dados:
Registros do frequencímetro Timex:
Tempo total, incluindo paradas: 7 h 22 min 04 s;
Tempo dentro da zona-alvo de treinamento: 3 h 30 min 42 s;
Frequência cardíaca média: 126 bpm (batimentos por minuto);
Frequência cardíaca máxima: 179 bpm;
Frequência cardíaca mínima: 30 bpm;
Consumo calórico estimado: 6005 kcal.
Observação: imagens de satélite obtidas através do Google Earth.


 
 

1 comment:
Sempre às ordens!Foi um prazer, um pouco gelado, mas um prazer!rsrsrs Bjinho!
Post a Comment