Wednesday, March 26, 2008

Acampamento no Canyon Macuco - Páscoa 2008

No feriado da Páscoa de 2008 Egídio, Paulo, Elisabeth e eu fomos a Cambará do Sul com o objetivo de acamparmos no canyon Macuco.
Chegamos com tempo instável mas sem chuva no meio da tarde da sexta-feira santa.
No sábado o sol apareceu pela manhã e pudemos caminhar pela borda norte. Vimos uma lebre (na verdade, o Coelho da Páscoa disfarçado!!!) que foi mais rápida do que o fotógrafo e pude ouvir o ruído dos bugios bem ao longe, na saída do canyon. Ao meio dia o calor incentivou um belo banho de riacho com direiro a caminhada (e natação) até a beira da grande cascata.

Na noite de sexta para sábado foi possível obter algumas imagens interessantes, como a visão da constelação de Orion sobre o acampamento...


... e o Cruzeiro do Sul aparecendo abaixo dos galhos de uma árvore.


A partir da metade da tarde de sábado o tempo tornou-se instável com chuva. Durante a noite choveu com grande intensidade e o domingo de Páscoa teve um gostinho de inverno, com chuvisqueiro e nevoeiro.


Sempre é bom ir para o Macuco!








Wednesday, March 12, 2008

Construindo um reboque para bicicleta - 4

A base de madeira do reboque, construída com compensado naval de 12 mm de espessura, ganhou demãos de verniz e uma pequena placa onde colei um pedaço de material reflexivo vermelho (que havia encontrado na rua, provavelmente descolado de algum caminhão). O eixo foi fixado à base por quatro parafusos de inox com porcas e aruelas de pressão. O cano de alumínio que forma a haste foi recortado, dobrado em 90 graus e soldado, pois não encontrei quem pudesse dobrá-lo. Parece-me que a opção, apesar de não ser o ideal, garantirá a solidez necessária à haste do reboque. Isso os primeiros testes poderão confirmar... Ou não!
A haste ainda não está no comprimento correto e precisa receber a fenda onde será acoplada a "bolinha" (que pode ser vista abaixo juntamente com o modelo que eu havia confeccionado). A esfera e sua base, que é acoplada ao eixo de pressão da roda traseira, também receberam pintura, de modo que estão relativamente melhor protegidas da oxidação. A extremidade que está fixada à base do reboque recebeu um enchimento de madeira que evita a deformação do cano quando os três parafusos de fixação são apertados. Quando os parafusos de inox definitivos forem colocados a haste será também colada à base de madeira com araldite, de forma a aumentar a solidez dessa junção.
Próximas providências: recortar a fenda que receberá a esfera, cortar a extremidade da haste no comprimento correto, encontrar uma solução para a extremidade da haste (para evitar que o cano fique simplesmente aberto na ponta) e fixar a haste com parafusos de inox e cola araldite.
Depois disso, testar a engenhoca!!!