Friday, August 17, 2007

Reencontrando a Toca dos Bugres - Linha Imperial, Nova Petrópolis - RS

Durante a realização do projeto Caminhando Nova Petrópolis percorremos grande parte do município caminhando. Uma vez por mês era feita uma caminhada aberta ao público e muito bem organizada. Um desses roteiros era a caminhada para a Toca dos Bugres, apelido dado a uma pequena reentrância em uma rocha ao lado da qual havia uma pequena cascata. Alguns anos depois, em 21 de junho de 2007, para comemorar o solstício de inverno, convidei o amigo Renatinho para tentarmos reencontrar o local. O Renatinho, como sempre, aceitou o convite prontamente. Iniciamos a jornada saindo da Linha Imperial, interior de Nova Petrópolis. Seguimos em direção ao Morro da Fome (Hungerberg).

No caminho pode-se avistar, ao longe, o Monte Mallakoff (fotografia acima) e algumas paisagens interessantes do interior de Nova Petrópolis que aparecem nas fotografias abaixo.

Quase chegando no topo do morro, seguimos em direção às antenas e, alguns metros adiante, chegávamos ao ponto culminante do Hungerberg - 820 metros de altitude.

Retornamos à estrada para continuar rumo ao nosso objetivo do dia, pois ainda teríamos muito trabalho para encontrá-lo...

Depois de anos sem uso, a pequena trilha de acesso no meio do mato simplesmente desapareceu!

Embrenhados no mato para encontrar um pequeno córrego, encontramos fungos, bastante calor (apesar do inverno!) e antigos arames farpados de cerca...



















Depois de bastante procura, finalmente o córrego foi encontrado, o que facilitou muito o deslocamento entre as árvores. Finalmente estávamos chegando na parte superior da parede.
Tratando de agilizar a descida, instalei a corda dupla para puxá-la quando terminássemos a descida. Com bastante cuidado, por causa da umidade sobre as pedras, Renatinho foi o primeiro a descer.




















Quando chegou minha vez de descer, já começava a escurecer. Chegando na parte de baixo da Toca dos Bugres, a vegetação diminuía ainda mais a luz disponível, deixando a sessão de fotografias específicas da Toca para uma próxima oportunidade, pois ainda era preciso descer um longo trecho no meio da mata.












Retornamos pela estrada de acesso ao Pinhal Alto já noite adentro, iluminando o caminho com a lanterna de cabeça, já com vontade de voltar para rever a Toca dos Bugres com luz do sol...


1 comment:

Tiane said...

Eu aceito um convite para conhecer a Toca!