Wednesday, March 12, 2008

Construindo um reboque para bicicleta - 4

A base de madeira do reboque, construída com compensado naval de 12 mm de espessura, ganhou demãos de verniz e uma pequena placa onde colei um pedaço de material reflexivo vermelho (que havia encontrado na rua, provavelmente descolado de algum caminhão). O eixo foi fixado à base por quatro parafusos de inox com porcas e aruelas de pressão. O cano de alumínio que forma a haste foi recortado, dobrado em 90 graus e soldado, pois não encontrei quem pudesse dobrá-lo. Parece-me que a opção, apesar de não ser o ideal, garantirá a solidez necessária à haste do reboque. Isso os primeiros testes poderão confirmar... Ou não!
A haste ainda não está no comprimento correto e precisa receber a fenda onde será acoplada a "bolinha" (que pode ser vista abaixo juntamente com o modelo que eu havia confeccionado). A esfera e sua base, que é acoplada ao eixo de pressão da roda traseira, também receberam pintura, de modo que estão relativamente melhor protegidas da oxidação. A extremidade que está fixada à base do reboque recebeu um enchimento de madeira que evita a deformação do cano quando os três parafusos de fixação são apertados. Quando os parafusos de inox definitivos forem colocados a haste será também colada à base de madeira com araldite, de forma a aumentar a solidez dessa junção.
Próximas providências: recortar a fenda que receberá a esfera, cortar a extremidade da haste no comprimento correto, encontrar uma solução para a extremidade da haste (para evitar que o cano fique simplesmente aberto na ponta) e fixar a haste com parafusos de inox e cola araldite.
Depois disso, testar a engenhoca!!!



3 comments:

Beto Soares said...

Vc terminou o reboque, tem mais fotos dele??
Preciso fazer um urgente!!!
Grato.
Abraços
Qualquer novidade, meu email é carlosbaiacu@hotmail.com.
Beto Soares

Leonardo Esch said...

Olá Beto, podes ver as postagens clicando em "reboque" na pesquisa por marcadores do blog, aí no lado direito. Aparecerão todas as postagens com o reboque :)
Mas, já adiantando, terminei o reboque e ele funcionou direitinho, até já foi viajar para a Patagônia!
Boa sorte com o teu reboque urgente, qualquer coisa prende o grito se precisar de ajuda!!!
Abraço.

Fausto said...

Oi Leonardo!

Cara achei o que precisava. Preciso fazer um reboque para caiaque que aguente viagens de 100 ou 150km, com trechos de terra...ese seu modelo me pareceu perfeito. nao achei detalhes sobre a montagem da roda e do eixo....vcs disponibilizou????

Qro fazer uma upgrade na ideia, pra ser puxado por moto tbem....com um amortecedor central ou dois laterais...não sei ainda a melhor opção.

abraços

Fausto