Em janeiro tive a oportunidade de conhecer a região de Caraá, nas proximidades de Osório e Santo Antônio da Patrulha, entre a Serra e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A ideia do passeio foi do Hélton, que gostaria de percorrer uma parte do Rio dos Sinos por dentro d´água. Os participantes foram o próprio Hélton, de Porto Alegre, a Tiane, também de Porto Alegre, e eu. Saímos com a Parati no início da tarde de sábado rumo a Osório.
Em Osório subimos o Morro da Borússia e ficamos algum tempo na rampa de vôo livre apreciando a paisagem e os cataventos do parque eólico.
Seguimos pelos fundos do Morro da Borússia em direção a Caraá por estrada de chão, passando por uma pequena igreja simpática (acima) e parando para obter informações (abaixo).
Inicialmente ficaríamos em um camping pertencente à família Pisoni. Chegando lá, fomos informados pelo Ademar Pisoni (foto acima) que o camping não funcionava mais, pois não recebia nenhum incentivo do Poder Público (prefeitura). Uma pena, pois o local é muito bonito e bem tranquilo.
Seguindo adiante, paramos na propriedade do seu Elmo Monticelli, bem ao lado da ponte, pouco antes do acesso à Pousada das Camélias. Depois de conversarmos um pouco e de convencermos seu Elmo de que não éramos um bando de bagunceiros, fomos autorizados a acampar nesse belo local.
Hélton se divertiu com os insetos de variadas formas e tamanhos que nos fizeram companhia.
Na manhã de domingo, o dia quente prometia ser ideal para a descida de rio projetada pelo Hélton. Saímos do acampamento para percorrermos uma estradinha rio acima.
Esse foi o local escolhido para o início do trajeto pela água.
Prontos para o início da aventura!
Remanso...
Pausa para descanso
A Tiane (acima) e o Hélton (abaixo) não estavam com roupas de borracha e começaram a passar frio. Apesar do dia quente, a água estava límpida e geladinha. Quem diria, esse é o mesmo Rio dos Sinos poluído que passa pela minha cidade natal, São Leopoldo...
No comments:
Post a Comment