Thursday, April 08, 2010

Caiaque na Varzinha

[Sobreposição de dados de gps em imagem de Google Earth]

A primeira remada de 2010 foi na companhia de Tiane e Germano e foi na região de Itapuã, nas águas da Laguna dos Patos. O ponto de saída foi em um camping em uma pequena localizade chamada Varzinha, no município de Viamão.

Prontos para iniciar a remada


Ao fundo, as elevações em Itapuã.

Passando por sinalização indicando rede de pesca

Parada para lanche




Depois do lanche voltamos a remar, dessa vez curiosos para saber o que seria uma mancha que se elevava sobre a água. Como a Ponta das Desertas (também conhecida como Ponta da Praia de Fora) é pouco mais do que apenas uma projeção de areia com poucos centímetros acima da água, não a enxergávamos, mas provavelmente a mancha negra seria algo sobre essa ponta. Brincamos para ver se alguém adivinhava e Tiane disse que pensava ser um "Portal para o Céu", enquanto Germano jurava que era um "navio fantasma"... Efeitos do sol forte, eu acho...
O fato é que fomos lentamente nos aproximando e percebemos que era uma árvore crescendo nas areias da ponta.

Rumo à árvore


Aproveitamos a parada na árvore para afugentarmos o calor com um belo banho na Laguna dos Patos, cuja água estava convidativa.



A árvore e a água no outro lado da Ponta das Desertas


Decidimos remar mais um pouco, até chegarmos à extremidade da ponta, que não deveria estar muito longe. No caminho encontramos barcos de pescadores.


Acima, chegando ao final da Ponta das Desertas.

Ao chegarmos na extremidade da ponta, desembarcamos para observar um grande bando de aves e admirar a região. Decidimos retornar remando diretamente para Varzinha e o gps foi bastante útil nessa tentativa. Saímos da água no momento em que o sol estava tocando a terra...

Informações do gps:

Distância percorrida: 29,47 km
Velocidade máxima: 9,8 km/h
Tempo em movimento: 5 h 13 min
Velocidade média em movimento: 5,6 km/h
Tempo parado: 22 min 30 s (o gps foi desligado durante as paradas para banho e almoço)
Velocidade média total: 5,3 km/h

No comments: