Friday, May 07, 2010

Caiaque na Lagoa do Casamento

[Sobreposição de dados de gps em imagens do Google Earth]

A Lagoa do Casamento está situada a Nordeste da Laguna dos Patos, com quem se liga. A entrada da lagoa fica entre a Ponta do Abreu e a Ponta do Anastácio. Nessa remada saímos da Varzinha (Laguna dos Patos) e chegamos na Pimenta (Lagoa do Casamento), passando pela Ponta do Abreu. Participaram o Germano (caiaque Opium amarelo e branco), o Evânder (caiaque "sit-on-top" emprestado pelo Germano), a Tiane (Quindim Precioso) e eu (ilegal!).
Germano na saída da Varzinha

Tiane no Quindim Precioso

Evânder no "sit-on-top"

Fumaça de uma queimada no campo

Devido a alguns contratempos iniciamos a remada extremamente tarde, por volta do meio dia. O tempo estava muito bonito, ensolarado e com uma leve brisa vinda do Leste. Seguimos costeando os juncos e por volta da uma hora da tarde paramos para o almoço, quando Germano sacou seu fogareiro novo e preparou massa para acompanhar os pastéis que a Tiane havia preparado na véspera. Para ver mais fotografias e texto a respeito dessa remada, por favor acesse o blog da Tiane.

Após a parada para almoço seguimos remando nas proximidades da margem, parando adiante em uma bela praia com areias brancas e muitas aves. Para o Evânder essas paradas eram muito boas, pois ele se sentia bem desconfortável em seu caiaque, inadequado para esse tipo de passeio.

Descendo dos caiaques para explorar a margem

Gaivotas

Tiane e o Quindim Precioso


Evânder e Germano


Tiane fotografando as várias pegadas que encontramos na areia


Pegadas de lagarto. O sulco central foi formado pela cauda.




Três caiaques bem diferentes



Em uma ocasião Germano disparou na frente e, na próxima praia, estava nos esperando com bananas! Foi muito engraçada a cena! Foi nessa praia que enxergamos o marco geodésico que existe nas proximidades da Ponta do Abreu. Ainda estava um pouco distante, de maneira que seguimos adiante para aterrar em uma margem mais próxima.

Remando e olhando, escolhi um ponto que seria propício para desembarque próximo ao "Marcos", como passamos a chamar, brincando, o marco geodésico. Tiane estava logo atrás e desembarcou, mas Germano e Evânder decidiram continuar sem parar, o que acabou por dividir o nosso pequeno grupo em duas duplas.


O marco geodésico no meio do campo

"Marcos"

"Tchau, Marcos!"

Jóias da natureza


Retornamos aos caiaques já percebendo o entardecer se aproximando. Eu havia marcado vários pontos no gps para facilitar a orientação, entre eles as coordenadas de entrada e saída de uma sanga (obtidas no site http://www.popa.com.br/) por onde poderíamos passar. A entrada, no entanto, estava escondida por juncos, de maneira que optamos por contornar a Ponta do Abreu, passando entre a ponta e as ilhas (por favor veja imagens do Google no início da postagem). Quando dobramos a ponta, passamos a remar nas águas da Lagoa do Casamento e fomos recepcionados por ondas bem maiores, que vinham pelo través de boreste (pelo lado direito do caiaque). Apesar de não representarem perigo de capotagem para o Quindim Precioso, Tiane estava preocupada com as ondas e com o final do dia, de modo que tive que ser um pouco duro e compreensivo ao mesmo tempo, para mantermos o rumo - uma vez que as ondas tendiam a deslocar os caiaques para a margem - e para tentar manter tranquila a minha companheira de jornada. Mesmo que tivéssemos que remar à noite, teríamos plenas condições de encontrar nosso destino, com a ajuda do gps.

Belo final de tarde na Lagoa do Casamento

Chegando no início da noite

Remando em rumo direto para a Pimenta estávamos um pouco afastados da margem e não tínhamos ideia de onde estariam nossos amigos. Eu imaginava que, por pararmos para conhecer o marco geodésico, Evânder e Germano já deveriam ter chegado ao camping da Pimenta, mas quando lá aportamos eles ainda estavam a caminho, chegando pouco depois. Como haviam seguido pela margem, percorreram um trajeto maior e levaram mais tempo remando.

Evânder chegando, já no escuro.


Nessa primeira jornada em águas da Lagoa do Casamento, passamos por belas praias e visitamos o marco geodésico da Ponta do Abreu, remando entre ondas num belo entardecer. Evânder, apesar de estar em um caiaque mais lento e desconfortável, teve oportunidade de participar em uma atividade diferente das quais está acostumado, que podemos acompanhar no seu blog.

Os dados registrados pelo gps foram:

Distância percorrida: 22,13 km;
Velocidade máxima: 10,5 km/h;
Tempo em deslocamento: 4 h 20 min;
Velocidade média em deslocamento: 5,1 km/h;
Tempo parado: 54 min 31 s;
Velocidade média total: 4,2 km/h.

1 comment:

Evânder "Run and Cycling up" said...

Foi um bom passeio mas me dá calafrios só de lembrar.
Abração!