Saturday, August 31, 2013

Na Remada 2013 - primeiro dia


Na Remada foi um evento de confraternização para os amantes das águas brancas organizado pelo Sena (Daniel Haag) em Três Coroas, aos pés da Serra Gaúcha. O ponto de encontro e local de acampamento foi o Parque das Laranjeiras, na margem esquerda do rio Paranhana.
Sena é proprietário da Duck Equipamentos Esportivos e junto com Carlos Orth (Carlinhos) e Lelo, 'bate o ponto' quase todos os finais de semana no rio Paranhana. Além de remadores competentes, são amigos muito legais, sempre prontos a incentivar os principiantes nas águas brancas.
Foi uma bela confraternização, com remadores de várias partes do Brasil.







[Foto de Tiane]
Levei o Black Jack para passear

[Foto de Tiane]
Tombinho curtindo o passeio!

No primeiro dia do encontro ficou combinado que desceríamos a partir da barragem, faríamos uma parada na Pipoqueira e depois desceríamos até o Parque das Laranjeiras. Caminhão, ônibus e os carros dos próprios participantes foram usados para o deslocamento até a saída.

[Foto de Tiane]
Carregando os caiaques

[Foto de Tiane]

[Foto de Tiane]
Início da remada na barragem



Carlos Orth

Já na primeira curva...
...tem uma pedra traiçoeira!

Todos ajudam a resgatar o equipamento...
...e garantir a segurança do remador.

E lá vamos nós!!!

Quando alguém vai para a água (involuntariamente...) e não consegue fazer o rolamento para voltar a posição "normal" - em cima do caiaque :) - os mais experientes tratam de auxiliar o nadador, orientando suas ações e resgatando o equipamento. Esse espírito de equipe é fundamental nas águas brancas, evitando muito incômodo e mesmo impedindo situações de maior risco. Cair na água é muito normal para quem está evoluindo e faz parte do processo de aprendizado.



Chegando na Pipoqueira

[Foto de Tiane]


[Fotos de Tiane]
Aprendendo com os mais experientes

A Pipoqueira é uma onda estacionária boa para manobras, a especialidade dos caiaquinhos plásticos (playboats). Durante a parada todos foram se alternando e foi possível conferir várias performances de cair o queixo! :)
Lá reencontrei a Tiane e o Tombinho. A Tiane filmava tudo e o Tombinho observava com atenção: "quanto caiaque e quanta gente!!!"




Carlinhos dando show!













 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sequência de queda e rolamento

[Acima: imagens capturadas de vídeo de Tiane]

 Na Pipoqueira

 
Depois da Pipoqueira continuamos descendo o rio




Depois da Pipoqueira, continuamos a descida, passando por várias corredeiras bem emocionantes, rumo ao Parque das Laranjeiras.

 Essa pauleira foi legal!!!


 Chegando à pista de slalom no parque

No Parque das Laranjeiras ficamos mais algum tempo brincando na onda estacionária da primeira corredeira, logo no início da pista de slalom.

 
 
 
 
 
  Carlinhos dando show!

No parque mais uma vez reencontrei a Tiane ('camerawoman'). Tombinho, bem à vontade, aproveitava para 'trumbicar'...

 Tiane e Trumbico



Depois da brincadeira na onda, continuamos a descer mais um pouco, até um ponto um pouco adiante, ainda no parque. Passamos pela Escadaria, um trecho um pouco mais técnico onde é preciso desviar das sucessivas pedras, como se fosse um slalom em meio às rochas.

Continuando a descida







Mais algumas corredeirinhas e em seguida chegamos ao local de desembarque, encerrando a remada do primeiro dia.

 Fim do trajeto no primeiro dia

Algum tempo depois, no acampamento, já com banho (de chuveiro) tomado... 


Tiane preparou um delicioso risoto de funghi - uma delícia!!! Dividimos com o Marcio, companheiro de acampamento e de muitas jornadas aquáticas.
Quem disse que em acampamento se come mal???



 Mmmmmm...!!!

Tiane, Leonardo e Marcio.

Depois de corredeiras, nadadas, pipocadas, muita diversão, camaradagem e ótima janta, fomos descansar. Afinal, era apenas o primeiro dia!!!

1 comment:

Maria Helena Gravina said...

Beleza de postagem! Curti muito e só tive o que lamentar por não ter ido nessa!

Trieste Ricci