Saturday, September 14, 2013

Remando no rio Caí, de Feliz a Harmonia

Margem do rio Caí em Feliz

Vários conhecidos e companheiros de uma lista de discussão por e-mails haviam demonstrado interesse na descida de parte do rio Caí, mas quando chegou a hora, estávamos somente Trieste Ricci, Sidnei Zommer e eu no ponto de encontro em Feliz.
Trieste e eu passamos antes em Harmonia, onde ele deixou a Doblô para usarmos no final da remada.

Local da saída

Em Feliz descemos por um acesso ao cascalho na beira do rio, bem perto da ponte metálica. O dia estava nublado com chuviscos esparsos, resquícios da chuva da véspera. A previsão indicava melhoria ao longo do período.
Arrumamos a pouca tralha nos caiaques, deixei a Parati nas proximidades enquanto Sidnei resolveu deixar seu carro na rua mais acima.
Quando entrei na água, Sidnei olhava a ponte de perto e Trieste já aguardava um pouco mais abaixo. Com a ajuda da correnteza, lá fomos nós rio abaixo.


Deixando Feliz para trás


Margem interessante



O rio estava relativamente alto, com água barrenta e correnteza mais forte do que o normal. Passamos por margens arborizadas e também por várias rochas. Em um local havia um baixio, normalmente seco, com resquícios de vegetação, que por causa da cheia do rio estava parcialmente submersa. Eu remava na frente e segui pela esquerda, enquanto Sidnei e Trieste vinham logo atrás. Trieste seguia como se fosse também pela esquerda, mas na última hora resolveu desviar pela direita; seu caiaque atravessou e atingiu a vegetação de lado, capotando logo em seguida. Como estava raso, a capotagem não teve maiores consequências, Sidnei conseguiu ajudar a estabilizar o caiaque para Trieste retornar.

Esperando...

Mais adiante passamos por um belo paredão rochoso onde as camadas de sedimentos revelavam várias inclinações. Muito bonito.


Formação rochosa


Logo em seguida, outra formação rochosa bem interessante, em degraus regulares. Bem bonito.

Margem em degraus

Margem arborizada...
... e margem soterrada por aterro.

Contrastando com margens arborizadas, passamos por um ponto onde um enorme aterro com grandes pedras chegava até a água. Feio, muito feio.


Passamos também por algumas poucas e pequenas corredeiras que nem chegavam a emocionar. Pouco antes do meio dia paramos para fazer um lanche em uma bonita praia de seixos redondos.

Parada para lanche



Enquanto estávamos parados, lanchando e conversando, Sidnei percebeu que a água lentamente se aproximava de nossas coisas. Sim, o nível do rio estava subindo! No vídeo abaixo há um pequeno trecho com imagem acelerada que mostra a água subindo:

Vídeo - clique sobre a imagem para assistir
ou veja em HD no YouTube


Após o lanche retornamos à água para continuar a descida. Passamos por mais algumas corredeiras, pela ponte da rodovia RS122 e por belos paredões.


Ponte da RS122

Belo paredão!






Mais um belo paredão!

O tempo começou a melhorar, com o sol aparecendo entre belas nuvens e céu azul. Que beleza!

Melhorando o tempo, que beleza!


Com o auxílio do gps, foi possível encontrar o ponto de chegada onde estava o carro. Encostamos ao lado de uma canoa para uma breve confraternização antes de descermos em terra firme. Bem, nem tão firme assim... na verdade havia bastante lodo na beira do rio :)

Uhúúúúú!!!

Chegando


A remada terminava por ali, mas não as emoções do dia...
Colocamos os caiaques no carro do Trieste e retornamos para Feliz. Lá chegando, uma viatura da Brigada Militar nos encontrou, ligando a sirene. Pensei logo que seria por causa dos caiaques em cima do carro, mas o policial perguntou de quem era a Parati que havia sido deixada perto do rio...
Como assim, era?...
Resumindo a história, o rio havia subido - bem mais do que poderíamos supor - e alagado a Parati. Alguém passando por ali enxergou o carro dentro da água e avisou a Brigada Militar, que tratou de puxar a Parati para fora. Mais sorte do que juízo!!!

A surpresa...

Ainda havia o problema de sair dali, com o carro cheio d'água. Felizmente Sidnei conseguiu contactar um amigo, que por telefone passou as instruções corretas: macaquear a frente do lado direito, girar a roda com o câmbio em quarta marcha para o motor expulsar a água, dar a partida repetidas vezes para o motor expulsar a água do escapamento. Tudo deu certo e a mecânica Volkswagen mais uma vez fez jus à fama.

Agradeço aos amigos pela ajuda, à Brigada Militar por ir além do estrito cumprimento do dever e aos companheiros de remada por mais uma bela experiência: obrigado!!!

Rio Caí em Feliz, antes e depois da remada

Informações disponibilizadas pelo gps:

Distância remada: 23,34 km;
Tempo remado: 2 h 27 min;
Velocidade média: 9,5 km/h;
Velocidade máxima: 17,7 km/h;
Tempo parado: 42 min 54 s;
Velocidade média geral: 7,4 km/h.

[Trajeto sobre imagem do Google Earth]

[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]

No comments: