Thursday, October 15, 2015

Pedal ao Garapiá


Em um belo dia de sol saímos para pedalar no interior de Maquiné. Tiane e eu fomos visitar o amigo Tiago em Barra do Ouro, onde começamos a pedalar. Nesse trajeto passamos por várias pontes baixas de concreto, conhecidas na região por "barragens".

Lá pelas tantas, numa bifurcação da estrada, paramos para observar alguma coisa e o Tiago levou um tombo "daqueles bem bobos" por não conseguir desclipar a sapatilha do pedal. Claro que estávamos com as máquinas a postos!!! :)

 Perdemos o amigo...
...mas não perdemos a foto! :)





Geralmente perto de uma "barragem" tem uma pinguela (ponte pênsil), pois os rios sobem rapidamente quando chove. Aí as pontes ficam submersas, mas dá para passar a pé.


 Essa foi a única ponte alta no caminho


 Belas paisagens ao cruzar os rios



A pedalada foi transcorrendo sem sobressaltos e sem grandes dificuldades, pois pedalamos por uma estradinha que seguia vale adentro. Algumas vezes as cercanias nem ficavam visíveis, pois as árvores formavam um belo túnel verde. Outras vezes conseguíamos enxergar a paisagem ao longe.




O trecho final foi por uma pequena trilha por dentro da mata. Pela irregularidade no terreno e pela curta distância, nem valia a pena pedalar, então empurramos e carregamos as bicicletas.


Tiago queria uma foto em frente à cascata, segurando a bici:

 Tiago

Tiane não queria molhar os pés...

 :)


Mesmo sendo um ponto turístico de Maquiné, ainda encontramos belezas na mata. Infelizmente também encontramos um pouco de lixo na trilha. A foto abaixo deu trabalho para conseguir tirar...


Além de vários visitantes, havia no local (bem na frente da cascata) um treinamento de resgate utilizando maca em tirolesa. Aguardamos um pouco até terminar o treinamento e conseguimos tirar as fotos.

 Com licença, com licença...


Depois de algum tempo, retornamos pelo mesmo caminho, mais uma vez apreciando a bela paisagem, agora já com um pouco menos de luz.


Quase chegando na última ponte, desviamos para a direita e fomos conhecer a Pedra da Tartaruga, onde há um trampolim na curva do rio.



Para encerrar a jornada, nada melhor do que uma pizza artesanal no restaurante do Seu Dilo!


 [Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]

3 comments:

Tiane said...

Finalmente, conhecemos a famosa cascata do Garapiá!

Anonymous said...

Muito legal Leonardo.
Reginaldo

Evânder Run-up "o atleta dos degraus do Brasil" 1º Especialista em corrida vertical do Brasil(desde o ano 2000) said...

Eh viva a bicicleta!!!! Show de lugar! Abraços.