Sunday, November 11, 2007

Agenda: II Encontro Gaúcho de Ciclistas

Confirmado! Nos dias 24 e 25 de novembro de 2007 acontecerá o Segundo Encontro Gaúcho de Ciclistas em Picada Café - Rio Grande do Sul.

Informações divulgadas pelos organizadores do Ciclosinos:

Adeptos das diversas modalidades de ciclismo no Estado deverão comparecer nos dias 24 e 25 de novembro ao 2º Encontro Gaúcho de Ciclistas, programado para ocorrer em Picada Café, município da Serra distante 80 quilômetros de Porto Alegre. São aguardados participantes das regiões Metropolitana e Sul, dos vales do Sinos, do Taquari e do Rio Pardo e da Serra, áreas do Rio Grande do Sul onde estão concentrados grande número de usuários de bicicletas para lazer, esporte ou turismo. A programação do evento inclui palestras, feira de produtos, exposições e muitos passeios com a presença de pessoas de destaque na atividade. As inscrições gratuitas estão abertas a partir do dia 1° de novembro na página do grupo Ciclosinos na Internet (ver link ao lado). Com cerca de setecentos associados e quase quatro anos de existência, o Ciclosinos é o responsável pela organização do encontro realizado pela Prefeitura Municipal de Picada Café. "Existem hoje aproximadamente 1,5 mil ciclistas no Rio Grande do Sul, mobilizados por meio de listas de discussão na rede mundial de computadores. Agora, estamos oferecendo a oportunidade de todos se encontrarem na Serra Gaúcha, em um evento pioneiro no Estado", diz Gilberto Júnior, coordenador do grupo. Entre os destaques da programação está a pedalada noturna, por estradas e trilhas da cidade, e a presença dos palestrantes e de cicloturistas como Isaac Ibaldo e Everton Weissheimer que percorreram 3,8 mil quilômetros em uma viagem pelos Andes. Exibição de vídeos, exposições de bikes antigas e uma feira de bicicletas e artigos também estão previstas. O Encontro terá como base o Parque Municipal Jorge Kuhn. Nos dias do encontro, haverá a largada de passeios de bicicleta por trilhas e estradas da região, que integra o roteiro turístico da Rota Romântica. Na data de abertura do encontro, será organizada uma caravana para ciclistas que desejarem chegar a Picada Café pedalando. A jornada, de cerca de 50 quilômetros, terá início em Novo Hamburgo, com escolta de carros de apoio, de segurança e ambulância. Cronograma oficial (sujeito a alteração):
  • 24/11/07 - 8 h 30 min - Saída do Grupo de Novo Hamburgo, no Posto Sapatão, guiado pelo Grupo Ciclosinos, acompanhado por micro-ônibus da Prefeitura Municipal de Picada Café. - 11 h - Abertura do 2º Encontro Gaúcho de Ciclismo. - Abertura da Feira de Bikes e Produtos, com exposição de lojas. - Abertura da Exposição de Bikes Antigas, organizada por Cléber Silva. - 12 h - Intervalo para almoço. - 13 h 30min - Palestra sobre biomecânica da pedalada, por Rafael Schmitt, Professor de Educação Física, Pós-graduado em Cinesiologia - UFRGS, Coordenador e responsável pela Avaliação Física da Fiwell-NH. - 16 h - Pedalada com manutenção, roteiro de pouco mais de 10 km onde os participantes terão dicas sobre manutenção nas trilhas. - 18 h 30 min - Apresentação do novo formato do Caminho das Missões para Cicloturismo, primeira rota de cicloturismo do Rio Grande do Sul. - 19 h - Intervalo para jantar. - 20 h - Passeio noturno por estradas e trilhas de Picada Café, organizado por Danda Bike. - 23 h - Encerramento do dia.
  • 25/11/07 - 8 h - Início das atividades. - 8 h 30 min - Palestra Cicloturismo - 12 h - Intervalo para almoço. - 14 h - 5º Passeio Caminhos e Trilhas de Cicloturismo, com 50km por estradas da cidade de Picada Café. - 18 h 30 min - Previsão de chegada dos participantes do 5º Passeio Caminhos e Trilhas de Cicloturismo. Cerimônia de encerramento do 2º Encontro Gaúcho de Ciclismo.

No comments: