Sunday, December 16, 2007

Pedalada de Caxias do Sul a Estrela - 14 de dezembro de 2007


Promessa de um belo dia!

Comecei a pedalada às sete horas da manhã do dia 14 de dezembro passando pelo centro de Caxias do Sul para uma rápida passada no caixa eletrônico. Dinheiro retirado, segui para a Perimetral e de lá para a estrada rumo a Farroupilha, por onde passei para chegar a outra estrada rumo a Garibaldi, evitando assim o intenso movimento entre Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Abaixo, duas fotografias dessa interessante estrada.



Quase chegando em Garibaldi, parei para registrar a passagem em frente à Fenachamp e para tomar um pouco do café com água que levava nas caramanholas. Nas fotografias seguintes: acesso para Boa Vista do Sul, placa indicativa de declive acentuado - beleeeeza!!! - e indicação do local no mapa que levei na bolsa de guidom.

Por volta das onze horas da manhã, após uma pedalada muito agradável em um belo dia de sol, avistei as cidades de Westfália e Teutônia (foto abaixo), o que significava que Estrela não estava muito distante.

Optei por parar às onze e meia em um restaurante ao lado de um posto de gasolina pouco adiante da estrada de acesso a Teutônia. Aproveitei para ler os jornais do dia, tomar refrigerante e almoçar - muito bem!!! Após o almoço fiz alguns alongamentos à sombra de uma árvore. A parada se estendeu por duas horas, o que significa que voltei a pedalar à uma e meia da tarde, sob o sol escaldante de dezembro. Felizmente Estrela já estava bem próxima. Cheguei ao trevo de acesso às duas e dez da tarde, com o odômetro marcando 97 km desde Caxias do Sul. Aproveitei para atravessar a ponte sobre o rio Taquari (foto abaixo), por onde já havia remado onze anos atrás, vindo da pequena cidade de Roca Sales. Pedalei até Lajeado, onde parei para tomar um sorvete.

Em Lajeado pedalei pela "ciclovia" de 1 km de extensão, onde pode-se admirar o rio e ver o movimento no Porto de Estrela (foto acima). Voltando para Estrela, aproveitei a oportunidade para conhecer a sede do Projeto Navegar, onde a pequena atividade (se comparado ao Projeto Navegar em Caxias do Sul) denuncia a falta de vontade política em proporcionar o contato dos jovens com a vela, o remo e a canoagem. Uma grande garagem com muitos barcos, um local adequado para a prática de atividades náuticas... quase abandonados...

Chegando em Estrela, aguardei a chegada do meu amigo Rainer e fomos à casa dos seus pais, Marlene e Ottmar Scheinpflug, onde registrei os seguintes dados sobre essa bela pedalada (incluindo o passeio a Lajeado):

  • Odômetro em Caxias do Sul: 742,6 km;
  • Odômetro em Estrela: 742,6 km;
  • Distância pedalada: 114,07 km;
  • Tempo pedalado: 5 h 43 min 07 s;
  • Velocidade média: 19,9 km/h;
  • Velocidade máxima: 66,8 km/h;
  • Gasto calórico estimado pelo ciclocomputador: 2227,4 kcal.

No comments: