Friday, May 02, 2008

Construindo um reboque para bicicleta - final

No finalzinho de abril pude dizer que o meu reboque para bicicleta foi praticamente concluído (o protótipo 01, quero dizer, hehe!). A próxima fase serão os testes de funcionamento!
As fotos desta postagem foram feitas em Linha Imperial, Nova Petrópolis.

Acima, uma visão da engenhoca. Abaixo, vista da haste de ligação entre a base de madeira do reboque e o sistema de engate no eixo traseiro da bicicleta...

...que pode ser melhor observado na fotografia abaixo, onde se vê a chapa metálica que sustenta a esfera, que por sua vez se conecta com a haste através de uma ranhura. A haste está propositalmente virada de cabeça para baixo nessa imagem para que seja possível observar a ranhura.

Inicialmente a ranhura havia sido feita incorretamente na parte superior do cano de alumínio (haste). Para que o problema fosse corrigido, a solução adotada foi a colocação de uma "luva" metálica sobre a extremidade do cano, de modo que uma nova ranhura pudesse ser confeccionada. Um problema que, quem sabe, possa afetar de maneira positiva a articulação: sendo de ferro em vez de alumínio, o desgaste e a deformação do material no ponto de contato (ranhura) serão muito menores quando o reboque for submetido às forças no momento em que for utilizado com carga.

O pai, como sempre disposto a ajudar, pilotou a engenhoca para que eu pudesse fotografá-la em ação. O teste foi feito rapidamente em uma tranqüila estrada do interior, o que explica a ausência de capacete do ciclista.



7 comments:

Anonymous said...

Olá Leonardo. Parabéns pelo belíssimo projeto. Como faço para comprar um modelo desses aqui no Brasil? Meu e-mail é: comercial@sndesigner.com.br e eu me chamo Sérgio. Ficarei muito agradecido se você me retornar essa mensagem.

Anonymous said...

BAcana, cara! E nos testes, tudo correu bem? Você faria esse reboque pra vender? Tenho interesse em adquirir um! Contato: jonesquinto@hotmail.com (msn/hotmail). Abraço!

Anonymous said...

Bacana sua engenhoca, mas quando estiver uma carga vai puxar a biqe mas para um lado, ficando dificil e pirigoso de pilotar a bike, a soluçaõ era entrudusir uma peça de forma "U" onde as pentas sejam fixas nos dois lados do eixo da bike, podendo engatar a aste (cabeçalho aqui no sul) bem no centra atrar do pneu da bike.

........
,,,,,,.o.............
........

as "," simulan o pneu da bike

FLIC Brinquedos Educativos said...

Oi Leonardo!

Adorei a sua idéia. Queria fabricar um parecido para levar o meu amigo canino nos meus passeios, para quando ele já estiver cansado de correr.

Pode me dar umas dicas sobre os materiais, principalmente como é a ligação do reboque com a bike?

Meu email: chraisy@gmail.com

Obrigado,

Christian

Kit dinheiro Online said...

Você poderia me informar os materiais e também poderia me passar o projeto para o e-mail:dudu_edu_bidu@hotmail.com

Grato

Leonardo Esch said...

Olá!
Procurei colocar no blog os passos que segui. Quanto ao projeto, por favor procure no site do fabricante (tem um link aí ao lado), chamado Carry Freedom bike trailers. A bicicleta não "puxa para o lado" porque o engate fica muito próximo ao centro da roda, o braço de alavanca é mínimo. Minha ideia não é comercializar um produto e nem apresentar algo pronto, mas estimular as pessoas interessadas a construírem o seu próprio reboque. É possível e bem bacana. Mãos à obra!!!

Unknown said...

Muito bom seu reboque, Leonardo! Pretendo fazer um semelhante pra mim também, mas tenho uma dúvida: como fizeste para fixar as rodas com o eixo preso somente de um lado? Todas as soluções que encontrei para fixar as rodas incluem fixações nos dois lados de cada roda. A sua solução ficou show, com um eixo inteiriço mas...como fazer? Quais materiais usar? Grato por sua ajuda! Grande abraço!