Sunday, April 05, 2009

Match race - ISAF Nations Cup - Porto Alegre



A Nations Cup é um campeonato mundial de Match Race entre nações, com eliminatórias em diversos países. Os campeões de cada país participam, então, de seletivas regionais em seus continentes. Os vencedores das seletivas regionais classificam-se automaticamente para a disputa da final mundial. É disputada em intervalos de dois anos.
Segundo a própria ISAF, a Nations Cup tem dois objetivos muito claros: a) desenvolver a categoria ao redor do planeta (para isso são desenvolvidas clínicas e intercâmbios antes de cada etapa classificatória) e b) obviamente, selecionar o melhor país do mundo na categoria.
A primeira edição da Nations Cup ocorreu em 1991 e teve seis etapas classificatórias (Dinamarca, Itália, Grécia, Brasil, Bermuda e Japão), com a grande final ocorrendo em Barcelona, Espanha. Nesta prova, disputada apenas na categoria "aberta", o título ficou com o americano Ed Baird. A final em Barcelona foi o clímax do campeonato, após a realização de mais de 1000 regatas classificatórias em 50 países.
Em 1993, a segunda etapa teve regatas qualificatórias na Finlândia, França, Emirados Árabes, Peru, Estados Unidos e Cingapura. A final ocorreu na Holanda. O vencedor na categoria "aberta" foi o holandês Roy Heiner e, entre as mulheres, o título ficou com a sueca Helena Strang.
A cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, sediou a grande final da Nations Cup em 1995. As classificatórias aconteceram na África do Sul, Croácia, Nova Zelândia, Irlanda, Canadá e Chile. O campeão foi o sul-africano Bruce Savage e, entre as mulheres, a vencedora foi a australiana Susan Walters.
A Nations Cup ficou mais de 10 anos em "stand by" e voltou a ocorrer com sucesso em 2006, atraindo mais de 50 países em oito finais regionais ao redor do planeta. As equipes vencedoras das regionais se reuniram para a grande final na Irlanda, realizada no Royal Cork Yacht Club, tendo a França como vencedora nas duas categorias.


Os outros países até chegaram perto, mas a França manteve em suas mãos os troféus da Grande Final da Nations Cup, no clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Campeões da última edição do Mundial de Match Race de Nações, os franceses saíram perdendo as finais de melhor-de-cinco, mas se valeram da experiência e viraram o placar em cima dos brasileiros e das britânicas, respectivamente. Na categoria feminina, a líder do ranking internacional, Claire Leroy, de 29 anos, começou bem desde a primeira fase da competição, quando venceu cinco das oito regatas disputadas e se classificou para a segunda etapa atrás apenas de Estados Unidos e Itália. A vaga na final veio após confronto disputadíssimo com a tripulação norte-americana, comandada pela campeã olímpica da classe Laser em Pequim, Anna Tunnicliffe, por 3 x 2. Já na grande decisão, Leroy virou o placar em 3 a 1 sobre a britânica Lucy Macgregor e tornou-se bicampeã da competição: "É muito bom. Estou muita satisfeita comigo e com meu time e agradeço a todas as minhas adversárias pela semana disputadíssima que tivemos". Completam o time campeão as velejadoras Elodie Bertrand, Marie Riou e Claire Pruvott. O compatriota Damien Iehl obteve desempenho melhor ainda: com a ajuda dos tripulantes Devan Le Bihan, Fred Guilmin e France Verdier, saiu invicto da primeira fase de regatas (round robin) e eliminou os portugueses na semifinal pelo placar de 3 a 1. Na final, no entanto, estava perdendo para o barco brasileiro de Henrique Haddad por 2 a 0 mas recuperou-se a tempo de vencer por 3 a 2 e manter a hegemonia da França na categoria. "Não é fácil competir nesta situação, mas conseguimos manter o foco e conquistar mais este prêmio", comemorou o comandante, que veio ao Brasil na última hora para substituir o colega Mathieu Richard.
Já Haddad atribuiu o resultado à superioridade do adversário. "Alcançamos um bom resultado, minha tripulação mostrou muita determinação e competência. Competir com o apoio da torcida também foi emocionante para nós. Faltou um pouco de experiência para lidar com a situação", avaliou o timoneiro carioca que levou o Brasil a uma posição inédita na Grande Final da Nations Cup.
Após a regata final, convidados e patrocinadores VOLVO-BANRISUL participaram da Regata PROAM (profissionais e amadores) com o auxílio dos atletas. A francesa Claire Leroy obteve a primeira colocação da prova amistosa que contou com a participação dos noves barcos J-24 utilizados pelos velejadores na competição. Mais à noite, durante a cerimônia de premiação, a equipe francesa fez questão de agradecer aos gaúchos pela acolhida: "Foi muito legal ver as pessoas em terra vibrando com as nossas vitórias", recordou Leroy. O clube e a organização também receberam elogios dos melhores do mundo. "Ficamos impressionados com a infraestrutura e organização do evento", completou a bicampeã.

Fonte: http://www.vds.com.br/isaf/

No comments: