Wednesday, July 01, 2009

Ilha Grande - pedalada no terceiro dia

Grande quantidade de campistas = barulho

Grande quantidade de campistas + chuva = caos!

Após mais uma noite caótica no camping em Ilha Grande, o dia nublado decidiu a programação de sábado, dia 2 de maio: em vez de subirmos ao Pico do Papagaio, como havíamos pensado inicialmente, resolvemos fazer um passeio de bicicleta atravessando a ilha rumo à praia de Dois Rios.
Caminhantes na estrada
Subindo!
No caminho para Dois Rios há um mirante onde se pode observar a vila de Abraão e as proximidades. O dia estava nublado, mas mesmo assim a paisagem compensou o esforço da pedalada morro acima.
Como sempre, aproveitei a parada para observar e fotografar a maravilhosa natureza ao redor.
Piscina dos soldados
Descida!!!
"Após a proclamação da República em 1889, o Lazareto - Enseada do Abraão - passou por reformas (diga-se de passagem, um curto intervalo de tempo após a sua inauguração, uma rápida deteriorização - fato devido à grande velocidade de sua construção). Foi nessa reforma que foi construído o aqueduto (um duto ou canal para transporte de água - ainda existente) com vazão de mil litros por hora.

Em 1903, foi instalada oficialmente a Colônia Penal de Dois Rios que serviu de presídio a pessoas julgadas por crimes comuns."
"Em 1940, o Lazareto foi outra vez reformado e modificado para transformar-se em presídio - Colônia penal Cândido Mendes que recebeu os presos comuns que estavam na Colônia de Dois Rios, a fim de que essa última abrigasse os presos políticos da 2a Grande Guerra Mundial. Essas transferências foram devidas ao fato de que a Ilha de Fernando de Noronha , na qual estavam sendo aprisionados os presos políticos, foi cedida ao Governo americano para utilização como base Aéro-Naval. Paralelamente à reforma do Lazareto e à de Dois Rios, em 1940, foi iniciada a construção da estrada que liga Abraão a Dois Rios. A construção foi feita com mão de obra dos presos comuns. Tratores foram transportados por navios da Marinha."
"O Lazareto abrigou os presos comuns até 1954 quando então foram transferidos de volta para Dois Rios que também mudou de nome para Cândido Mendes. Depois disso o Lazareto foi demolido por ordem de Carlos Lacerda, que na época era Governador do Estado. O aqueduto foi a única coisa que restou inteira."
"É sabido também que políticos, espiões , colaboradores de governos estrangeiros e célebres escritores passaram períodos de suas vidas na Colônia de Dois Rios. Alguns acabaram estabelecendo-se definitivamente na Ilha, outros deixaram para a posteridade, em seus livros, as amargas recordações do cativeiro. Dentre eles estão Graciliano Ramos e Orígenes Lessa (escritores) e os revolucionários, Flores da Cunha, Agildo Barata e outros mais." *
"A praia de Dois Rios possui areia branca e em geral fina, fundo raso, água predominantemente azul. É chamada Dois Rios porque em cada extremidade dessa bela praia deságua um rio." *
Aproveitei bastante a beleza da praia de Dois Rios para fotografar, apesar do dia nublado, que não proporcionava condições ideais de luminosidade. Foi realmente um belo passeio. A única atividade que faltou foi um banho de mar. Ótima desculpa para retornar!
Na volta para a vila de Abraão paramos novamente no mirante que, mesmo com chuvisqueiro, não deixou de ser interessante.
Fizemos nossa "fotografia turística" e tratamos de descer, antes de sermos surpreendidos pela noite que chegava rapidamente.
À noite saímos para passear e fotografar a vila de Abraão. No dia seguinte pretendíamos subir no topo do Pico do Papagaio!
Dados registrados no ciclocomputador:

Distância pedalada no dia: 24,17 km;
Distância pedalada na viagem: 545,60 km;
Odômetro: 10.781 km;
Tempo efetivamente pedalado no dia: 2 h 53 min 09 s;
Velocidade média da pedalada no dia: 8,4 km/h;
Velocidade máxima da pedalada no dia: 29,2 km/h.
* Textos em itálico entre aspas retirados do site www.ilhagrande.com.br

No comments: