Thursday, July 02, 2009

Ilha Grande - Pico do Papagaio no quarto dia

Topo do Pico do Papagaio - Ilha Grande
(favor clicar na imagem para ampliar)

Ilha Grande, 3 de maio de 2009. Seis horas da manhã. Belíssimo dia amanhecendo, após o sábado chuvoso. Antes de comprar pão para o café da manhã, fui à beira da praia para observar e fotografar o amanhecer.
Barcos parados em águas calmas e, na direção contrária, o Pico do Papagaio, nosso objetivo do dia, destacando-se dos morros mais altos à vista.
Estávamos em dúvida a respeito da trilha, pois havia informações contraditórias. Alguns informavam que precisaríamos de um guia para não nos perdermos no meio da mata, enquanto outros afirmavam que a trilha seria bem demarcada, podendo ser feita por qualquer pessoa com um mínimo de condicionamento. Resolvemos arriscar sem guia.Caminhamos aproximadamente dois quilômetros pela estrada (por onde havíamos passado no dia anterior) e entramos na trilha. Vimos que não estávamos sozinhos: os macacos conferiam quem adentrava nos seus domínios.
De tempos em tempos havia indicações em placas perfeitamente visíveis. A trilha seguia por entre árvores que aumentavam de tamanho à medida em que nos distanciávamos da estrada, subindo o morro. Não era uma subida contínua, mas uma sucessão de subidas e descidas, quando passávamos por belos riachos.
Quase chegando no pico propriamente dito havia uma placa indicando a base da pedra, para a direita, e o cume, para a esquerda. Optamos por ver a base primeiro, mas não a encontramos, provavelmente porque havia árvores caídas obstruindo a passagem. Retornamos à placa e continuamos subindo pela bela mata atlântica ao lado da rocha, que formava verdadeiros abrigos naturais. Nos metros finais a inclinação aumentou consideravelmente, mas sem tornar perigosa a trilha, não exigindo escalada nem equipamento específico de segurança.
Escolhemos com muita felicidade a programação dos quatro dias na Ilha Grande, pois fomos brindados com um excelente dia para a subida, coroando assim nossa viagem de bicicleta com essas visões do alto dos 990 metros de altitude do Pico do Papagaio.
Vila de Abraão
Praia Dois Rios e seu característico paredão de pedra
Praia Lopes Mendes
Saco do Céu
Marambaia e sua restinga (acima e abaixo)
Praia Lopes Mendes
Vila de Abraão com Marambaia ao fundo
Clayton brincando de escalar
Praia do Aventureiro ao longe

2 comments:

Elias said...

Gde Leonardo;
Belíssimo cicloturismo, belíssimas imagens.
PARABÉNS!
Elias
www.pikidatrilha.blogspot.com

Kananda Lima said...

Gosta de ler?
Se gosta eu peço que entre no meu blog:
http://aliceesuashitorias.blogspot.com/

Agradeço pela atenção e boa leitura