Friday, April 08, 2011

Remada de Imbé à Lagoa da Porteira - segundo dia

Amanhecer visto da barraca

Amanhecer do segundo dia. Durante a noite o vento acalmou e as ondas desapareceram. As primeiras luzes do sol começavam a tingir poucas nuvens baixas quando acordei. Bem perto da margem onde estava a barraca uma garça procurava seu alimento.

Garça







Levantei-me e saí caminhando pela água rasa com máquina fotográfica em punho para tentar captar um pouco da essência do início desse belo dia. Um contraste enorme com a incerteza na busca por local para acampar já no início da noite anterior.

Local do acampamento

Água rasa e transparente








Quero-quero

Pouco a pouco o acampamento foi ganhando mais sinais de vida. Recebemos a visita de um senhor montado a cavalo que veio conferir se estava tudo bem. Lentamente o café da manhã foi sendo preparado e as tralhas, organizadas.


Maçarico


Cão esperando o dono



Depois do café desmontamos acampamento e guardamos todas as tralhas nos caiaques. O dia estava convidativo para a continuação da remada rumo ao Sul, com uma leve brisa e tempo bom. Pretendíamos atravessar a lagoa e continuar pela margem oposta onde poderíamos admirar as belas dunas de Cidreira.

[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]

Prontos para partir




Na outra margem da lagoa

Atravessamos a lagoa e paramos na margem oposta ao acampamento para subirmos nas dunas de areia fina e branca e de lá avistamos toda a região.

Subindo as dunas


[Montagem com fotografias]

Por algum motivo que desconheço Fabiano não nos acompanhou nessa pequena incursão às dunas e preferiu ficar esperando ao lado dos caiaques. Comentei que Tiane e eu pretendíamos continuar seguindo perto da margem e me pareceu que Márcio & Otávio e Fabiano seguiriam pelo meio da lagoa. Ficou combinado que quem chegasse primeiro à ponte da rodovia RS 040 esperaria. E lá fomos nós.




[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]


Durante a remada pela Lagoa de Cidreira e pela Lagoa da Rondinha não consegui avistar os companheiros, pois Tiane e eu seguimos pela margem. Imaginamos que demoraríamos mais, por ser um caminho mais extenso, mas quando chegamos ao canal e à ponte não vimos nem sinal dos amigos.

Canal visto da ponte (RS 040)

Márcio e Otávio (à esquerda) e Fabiano (à direita)

Subimos na ponte para ter uma visão melhor e enxergamos os nossos amigos vindo. O que se enxergava, aliás, era o guarda sol usado como vela no caiaque duplo e a vela de proa do Fabiano.

Nossos amigos chegando pelo canal


Na parada debaixo da ponte decidiu-se por um lanche, pois estava cedo para o almoço mas provavelmente não encontraríamos local sombreado para parar mais adiante. Estávamos um pouco apreensivos pelo que viria a seguir, pois havia o rumor de que teríamos um canal assoreado para atravessar e possivelmente teríamos que arrastar os caiaques por dois quilômetros pelo banhado. Houve inclusive a sugestão de terminarmos a remada ali mesmo, mas felizmente a ideia foi abandonada e decidimos que seguiríamos até encotrar o tal canal. Se as condições ficassem muito difíceis nós voltaríamos.






[Trajeto e legenda sobre imagem do Google Earth]



Os pontos previamente marcados no gps mais uma vez se revelaram indispensáveis. Tivemos dificuldade para encontrar o estreito canal por entre os juncos que nos conduziu à Lagoa da Cerquinha.

Sul da Lagoa da Cerquinha








No final da Lagoa da Cerquinha eu estava à frente e logo encontrei o canal que era nosso grande ponto de interrogação. Não era muito largo, mas parecia perfeitamente navegável. Aguardei a chegada de todos e decidimos seguir adiante. Nas margens do canal muitas vacas admiravam aqueles estranhos chegando pela água.







No canal encontramos bastante vegetação, que no entento não impediu nossa passagem. Nem precisamos desembarcar para superar esse obstáculo. Algumas nuvens escuras rondavam e chegamos a remar com grossos pingos de chuva. Felizmente passaram logo.
Quase no final do canal encontramos um obstáculo que nos obrigou a uma pequena portagem. Uma verdadeira barreira de pedras bloqueou completamente a passagem:







O canal de onde viemos, interrompido pelas pedras.

Chegando à Lagoa do Rincão das Éguas

Após transpormos as pedras percorremos um pequeno trecho entre juncos e a partir dali começávamos a atravessar a pequena Lagoa do Rincão das Éguas, onde mais uma vez o ponto do gps nos conduziu com segurança à passagem para a pequenina Lagoa do Cipó.

Lagoa do Rincão das Éguas

[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]

Esse curto canal nos reservou mais uma surpresa: troncos usados para a confecção de uma ponte (destruída) trancavam a passagem. Com cuidado, desembarcamos e arrastamos os caiaques para o outro lado.


Obstáculo entre a Lagoa do Rincão das Éguas e a Lagoa do Cipó

Aqui um dia houve uma ponte

De onde viemos...
...e para onde vamos.



Na pequena Lagoa do Cipó contornamos uma ponta de juncos e rapidamente seguimos para o acesso à Lagoa da Porteira, que atravessaríamos de Norte a Sul antes de concluírmos a jornada.



Tiane estava um pouco receosa por causa da possibilidade de ondas, de maneira que seguimos acompanhando a margem, enquanto Fabiano, Otávio e Márcio seguiam em rumo mais direto. As nuvens começaram a se acumular e quanto mais avançávamos mais percebíamos que uma mudança no tempo se aproximava. Quando chegamos na extremidade Sul da Lagoa da Porteira encontramos algumas ondas e o vento começava a diminuir.







Chegando ao final da lagoa





[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]

Depois da Lagoa da Porteira ainda tínhamos alguns metros de canal para remar até chegarmos de lado da estrada entre Dunas Altas e Granja Vargas. O vento havia parado e começado a soprar vindo do Sul. Felizmente chegamos a tempo de evitar vento contrário e a chuva que se aproximava. Puxamos os caiaques para o canal e remamos pelos últimos metros.


Esse é o caminho para as lagoas mais ao Sul

Quase entrando pelo cano






Uhúúúú!!!

Com pingos de chuva terminamos o segundo dia de jornada, com um sorriso de satisfação pelo trajeto percorrido. Reforçamos nossos laços de companheirismo e amizade e tivemos o privilégio de conhecer mais um poquinho de nosso belo litoral e suas belas lagoas costeiras. Valeu, amigos!!!

[Trajeto sobre imagem do Google Earth]

Informações disponibilizadas pelo gps:

Distância remada no segundo dia: 30,86 km;
Tempo remado: 5 h 6 min;
Velocidade média: 6,0 km/h;
Velocidade máxima: 9,6 km/h;
Tempo parado: 2 h 34 min;
Velocidade média geral: 4,0 km/h;

Distância total remada de Imbé ao Sul da Lagoa da Porteira: 68,03 km.

No comments: