Saturday, August 27, 2011

The End of the Line


The End of the Line (O Fim da Linha)

Imagine um mundo sem peixes.

O Instituto Sea Shepherd Brasil em parceria com a GoodScreening.org e a Channel 4 BRITDOC Foundation, promove a exibição gratuita no Brasil do documentário intitulado "The End of the Line" (O Fim da Linha) dirigido por Rupert Murray.

The End of the Line, o primeiro filme-documentário revelando o impacto da sobre pesca nos nossos oceanos, teve sua estréia mundial no Festival de Cinema de Sundance na Competição de Documentários do Cinema Mundial, que ocorreu em Park City, Utah, 15-25 janeiro de 2009.

No filme vemos em primeira mão os efeitos globais do uso de peixes como alimento. Ele examina a iminente extinção do atum azul, provocada pela crescente demanda ocidental por sushi, o impacto na vida marinha, resultando em enorme superpopulação de águas-vivas, e as profundas implicações de um mundo futuro sem peixes que traria a fome em massa de uma grande parte da população global dependente diretamente da vida nos mares como fonte de renda.

ASSISTA O TRAILER: http://seashepherd.org.br/o-fim-da-linha/

QUANDO: 19 de setembro, 19:00, segunda-feira.

ONDE: CineBancários: Rua General Câmara, nº 424 - Centro Porto Alegre / RS CEP: 90010-230 - Fone (51) 3433-1204

* A sala Ambiente com ar climatizado; 81 poltronas; Dois lugares para cadeirantes; Projetor Multimídia com sistema Blue Ray; Projeção 35mm; Som Dolby Digital 5.1; Palco Multiuso.

FAÇA A DOAÇÃO SUGERIDA DE R$10,00, GARANTA SUA POLTRONA E AJUDE O INSTITUTO SEA SHEPHERD BRASIL A MANTER SUAS AÇÕES

Friday, August 26, 2011

Remada de Inverno - terceiro dia


Amanhecer no acampamento
[Por favor clique sobre as imagens para ampliá-las]

Quando os primeiros raios de sol tocaram o acampamento já estávamos despertos para admirar as luzes de um belíssimo dia. Céu azul sem nuvens e sol brilhando!!!

Morro Alto

Egon

Márcio

Fernando Bueno

Germano

Fernando

Rogério

Tiane

Pardal

Café da manhã







Uma brisa suave apenas ondulava a superfície da água e nem chegava a agitar os juncos dourados pela luz invernal. Sem pressa tomávamos o café da manhã, arrumando as tralhas e desmontando acampamento. Apenas Rogério e Fernando, de Torres, tinham horário a cumprir e pretendiam abreviar a participação na remada. Depois da fotografia de todo o grupo (abaixo), saíram com pressa para retornar a Osório.

Prontos para remar!

Da esquerda para a direita: Márcio, Pardal, Germano, Fernando, Rogério, Fernando Bueno, Leonardo, Tiane e Egon.

Originalmente a ideia da Remada de Inverno previa um percurso de somente dois dias, com saída na Lagoa do Peixoto em Osório e chegada em Maquiné. Propus para a Tiane e para o pai que saíssemos um dia antes de Maquiné e fôssemos remando até Osório; acamparíamos por lá e encontraríamos os demais remadores já no local de saída. Desafio proposto, desafio aceito. No primeiro dia remamos quase 38 km e acampamos no parque municipal na margem da Lagoa do Peixoto. No segundo dia, em vez de remarmos até o local previsto para acampamento (sob as figueiras, na margem da Lagoa dos Barros), remamos somente até a parada para almoço na ponta de terra que separa as lagoas do Palmital e das Malvas (13 km, menos da metade do trajeto originalmente proposto). Na imagem abaixo, os trajetos realizados - em amarelo, o primeiro dia, com quase 38 km remados; em laranja, o segundo dia, com menos de 13 km remados; em vermelho, o terceiro dia, com pouco mais de 15 km remados - e o trajeto originalmente proposto até Maquiné, em verde:

[Trajetos e legendas sobre imagem do Google Earth - para melhor visualização, por favor clique sobre a imagem para ampliá-la.]

Com a mudança de planos, iniciamos a remada com a intenção de explorarmos um pouco mais do Norte e do Oeste da lagoa Pinguela e rumamos na direção do Morro Alto. As condições para remada estavam excepcionais.
Na Lagoa do Palmital, vendo o Morro Alto.



Germano


Márcio e Pardal

Tiane

Chegando aos "pés" do Morro Alto nosso novo plano de aproveitarmos o dia para conhecer mais a lagoa Pinguela foi por água abaixo quando a Tiane e o pai provocaram um "motim", argumentando que ficaria muito tarde para retornarmos a Osório e depois buscarmos o carro em Maquiné. O dia estava perfeito para remar, estávamos na companhia de bons amigos e num belíssimo local e relativamente perto de Osório, de modo que não consegui deixar de ficar chateado com essa decisão, mas como grupo acatamos a "sugestão". Márcio e Pardal, no caiaque duplo, já estavam mais adiante, seguindo para o Oeste da lagoa Pinguela, mas logo enxergariam nossa mudança de rumo; além disso, não havia qualquer oportunidade de risco iminente numa eventual separação dos membros do grupo. Lá fomos nós, retornando para a ponta alagada.





Na margem da lagoa aproveitei a ocasião para remar onde normalmente não é possível, na região que agora estava alagada entre os juncos e a margem.

Parada para almoço

Mestre Cuca Germano



Após o almoço continuei remando na estreita faixa alagada entre os juncos e a margem (foto abaixo) com a intenção de observar a fauna e a flora. Tive a grata surpresa (e o susto!) de topar com uma grande capivara que, aos saltos, passou rapidamente na minha frente rumo à segurança da água mais profunda.

Seguindo pela área alagada




Formigas


Saímos da lagoa Pinguela pelo mesmo canal de acesso à Lagoa do Peixoto por onde havíamos remado no dia anterior e no anterior ao anterior. Nossa remada estava chegando ao fim.

De volta ao canal


Lagoa do Peixoto


Mesmo com todas as mudanças de plano, foi uma experiência bastante gratificante ter o privilégio de remar em uma região tão bela, em condições variadas e na companhia de amigos que compartilham dessa mesma satisfação. Que venha a próxima!!!

Uhúúúúú!!!

[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]

Informações disponibilizadas pelo gps:

Distância remada no dia: 15,60 km;
Tempo remado: 2 h 59 min;
Velocidade média: 5,2 km/h;
Velocidade máxima: 10,6 km/h;
Tempo parado: 1 h 27 min 39 s;
Velocidade média geral: 3,5 km/h;
Distância total na Remada de Inverno: 66,33 km.

Para ver mais fotografias e relatos dos outros participantes, por favor visite os links abaixo: