Saturday, December 08, 2012

Remada Farroupilha



No Feriado Farroupilha - comemorado no dia 20 de setembro no Rio Grande do Sul - aproveitei a previsão de tempo bom e vento forte para estrear o novo (e lindo!) remo groenlandês enviado por Paul Diener da Northern Light Paddles. Como não haviam companheiros remadores dispostos a me acompanhar, fui sozinho para a Lagoa dos Quadros, saindo da 'floresta de capim' do Recanto.


Passei pelas águas protegidas do Braço Morto, pela balsa e pela foz do rio Maquiné, adentrando a lagoa com vento pelas costas. Tracei rumo direto para o Areião de Capão, lugar que eu ainda não conhecia, o que significaria atravessar a lagoa e assim encontrar boas condições de onda para um treino.
Foi o que aconteceu; à medida em que avançava, as ondas iam crescendo e aumentando, permitindo mesmo algumas surfadas. Infelizmente a GoPro foi embaçando no decorrer do tempo, prejudicando a qualidade das imagens captadas. Essa remada serviu também como teste para a haste articulável adquirida da Kayalu que suportou muito bem a pequena filmadora em um ângulo bacana.




Para chegar na margem toquei o caiaque junco adentro com a ajuda das ondas e logo encostei na praia arenosa. Abaixo, uma visão panorâmica do Areião de Capão [por favor clique na imagem para ampliá-la]:







Nessa parada aproveitei para comer meu lanche (uma lata de milho) que serviria de almoço. Depois do lanche e das fotografias, a caixa estanque da filmadora já havia secado e as imagens mantiveram a ótima qualidade. Hora de voltar para a água:

Remo testado e aprovado!!!




Vencido o junco na saída, a estratégia adotada foi encarar o vento pela proa, seguindo assim para a margem Sul da Lagoa dos Barros e a partir dali guinar para boreste (direita) acompanhando a proteção do vento.




Chegando na proteção da margem

Pausa para treinar side sculling


Depois de uma pauleira remando no contravento, as águas calmas foram muito bem vindas. À medida em que ia retornando ao Recanto, o vento passou a acalmar com o cair da tarde e a luz do sol cada vez mais oblíqua começou a pintar a paisagem com tons amarelados e depois alaranjados, fechando "com chave de ouro" essa remada que foi um misto entre treino, desafio físico frente ao vento e contemplação no final do dia. Belíssima remada!




Obrigado ao Paul pelo remo enviado!

Informações disponibilizadas pelo gps:

Distância remada: 29,69 km;
Tempo remado: 4 h 46 min;
Velocidade média: 6,2 km/h;
Velocidade máxima: 16,5 km/h;
Tempo parado: 52 min;
Velocidade média geral: 5,3 km/h.

[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]

No comments: