Sunday, February 09, 2014

Cachoeira do Sul a Rio Pardo de caiaque - terceiro dia

Amanhecer do terceiro dia

Após mais uma noite tranquila, um belo amanhecer. Céu azul, ausência de vento, água lisa. Prenúncio para um dia quente.

Vista da "janela de casa"

Eu nem havia colocado o sobreteto na barraca. Da noite, só restaram algumas efêmeras gotículas de orvalho.

Orvalho

Acampamento

Após o café da manhã, a desmontagem do acampamento e depois que as tralhas reencontraram lugar nos caiaques, começamos o terceiro dia de remada. Logo passamos pela praia que eu havia sugerido, na véspera, como local para acampamento. Parecia uma bela praia, com muita areia para acampar. Fica como possibilidade para uma próxima remada.

Praia

Já no início da manhã o calor se fez presente. Sem nuvens para fornecer sombra, torramos sob o sol.
Resolvemos remar até a eclusa, agora para conhecer o lado de baixo, entrando até onde fosse possível.

Calor

[Trajetos e legendas sobre imagem do Google Earth]

Entrando no canal abaixo da eclusa

Passando pela comporta inferior

Degrau para a comporta superior

Retornando

Formação rochosa interessante

Logo abaixo da saída do canal da eclusa resolvi remar bem junto à margem esquerda para ver uma formação rochosa bem interessante. Maciel seguia mais à frente, pelo meio do rio.

Felizmente tivemos ajuda de um pouco de correnteza. O dia estava realmente quente e após alguns quilômetros resolvemos parar para um breve descanso.

Parada

Continuamos sob o sol escaldante, felizmente com a ajuda da correnteza, remando e contemplando o rio, que volta e meia era balizado por boias de canal para auxiliar a navegação. Com o meio dia se aproximando, tratamos de procurar uma sombra para a pausa do almoço.

Acabei me afastando um pouco à frente do Maciel, escolhi uma bela sombra com espaço e um degrau na areia para sentar e esperei sua chegada.
Cardápio do almoço? Massa, é claro!!! :)

Almoço

Lambaris

[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]
Percurso do almoço até Rio Pardo

Após o almoço ainda faltavam alguns poucos quilômetros de uma grande curva para a direita até Rio Pardo. Felizmente estávamos descendo o rio!

Correnteza boa!

Rio Pardo na proa!

Chegando em Rio Pardo, aproveitei para fotografar o que achei interessante: uma bela construção flutuante perto da foz do rio Pardo (cujas águas pardas realmente se destacavam das águas do rio Jacuí), mais ao longe o pequeno porto e a ponte, o parque - nosso ponto de chegada:

Casa flutuante

Porto e ponte

O calor estava realmente grande e poucas pessoas circulavam nos arredores. Enquanto Maciel seguia a pé até a guarnição da Brigada Militar para buscar o carro, aproveitei para organizar nossos caiaques e tralhas para a fotografia. Acabei filmando e abaixo estão duas imagens dos remadores e seus respectivos equipamentos:

Remadores, caiaques e tralhas.
Uhúúú!!!!!

Terminava assim a primeira remada com acampamento de 2014. Obrigado pela parceria, Maciel, que venham muitas outras!!!

Informações disponibilizadas pelo gps:

Distância remada: 26,45 km;
Tempo remado: 3 h 9 min;
Velocidade média: 8,4 km/h;
Velocidade máxima: 13,5 km/h;
Tempo parado: 1 h 45 min;
Velocidade média geral: 5,4 km/h;

Distância total percorrida: 96,45 km.

[Trajetos e legendas sobre imagem do Google Earth]

2 comments:

Unknown said...

Gostei mto do seu blog parabens, cara acabei de comprar um caiaque mais não sei pontos em porto alegre que poderia deixar o carro e dar uma remada podria me ajudar? Moro proximo a ponte do guaiba

Que maravilha de expedição, eu tenho colhido algumas informações para tomar coragem e no futuro me lançãr em uma semelhante. Gostaria de uma opinião de vocês se fosse fazer em um tirão só, saindo de manhã bem cedo e fazendo o máximo de aproveitamento, quantos km seria possível ganhar diáriamente. Levando em conta um perfil físico médio, não sou um atleta. Tenho um caiaque samurai, e normalmente utilizo aqui na região próximo de Restinga Seca. Abraço.