Monday, October 22, 2007
Limpeza!
Saturday, October 20, 2007
Rapel no Chuveirinho
Encontramo-nos em Nova Petrópolis e de lá seguimos com a fiel Parati pela RS 235 até a entrada para o Panelão de São Roque, onde deixamos o carro e começamos a caminhar. Descemos por quatro quilômetros até a área de camping e seguimos por dentro do mato e pelo riacho até chegarmos à cascata do chuveirinho, onde paramos para lanche.
Depois do lanche com essa bela vista, subimos pelo barranco ao lado da cascata e chegamos à parte superior, onde instalei a corda para a descida e uma corda suplementar auxiliar ao lado, ancoradas em árvores.
...e algumas belezas do caminho.
Por fim, quatro quilômetros de pura subida!!!
Friday, October 19, 2007
Pedalada (e caminhada...) em 19 de outubro de 2007
No dia 19 de outubro saí de Linha Imperial com destino a Caxias do Sul com o objetivo de percorrer um pequeno trajeto por estradas de chão batido. Inicialmente passei pela estrada de acesso à antiga pedreira da Linha Imperial que acompanha o vale do Pirajá, passando por um bonito paredão rochoso (fotografias acima). No início da descida íngreme percebi o ruído característico de câmara furando e em segundos o pneu dianteiro estava completamente murcho. Ao desmontar o conjunto quase queimei a mão, tal o aquecimento provocado pelas pastilhas de freio contra a parede do aro. A câmara estava furada bem junto ao ventil, o que impossibilitava qualquer remendo. Saquei a câmara reserva e fiz a substituição, procurando encher bem os pneus para evitar o deslocamento das câmaras e outro eventual problema que pudesse ocorrer com alguma válvula.
Chegando ao mirante em frente a uma banca de produtos coloniais (fotos acima) fiz uma breve parada para alongar um pouco a musculatura e avisar por telefone que em breve estaria chegando. Ledo engano...
Poucos metros adiante, em Galópolis, furava a segunda câmara dianteira, de maneira idêntica ao primeiro incidente (exceto pelo fato de não estar em trajeto descendente nem freando): furo na base do ventil, inviabilizando qualquer tipo de reparo com o kit de remendos. Um fato inédito na minha trajetória ciclística! Lembrando de um ciclista caxiense que pedalou ao nordeste (cujo relato encontra-se no Inema - ver link ao lado), retirei a câmara dianteira e preenchi o espaço com capim retirado ao lado da estrada (onde deveria haver um acostamento que deveria ser mantido em boas condições pela empresa que deveria repassar aos usuários parte da fortuna que arrecada com o Pedágio...) e com um pedaço de 'plástico-bolha' que encontrei no caminho, evitando dessa forma danos estruturais ao pneu e mesmo ao aro, já que me esperava um trajeto de mais de dez quilômetros desde Galópolis ao apartamento em Caxias do Sul... Lomba acima...
Pneu com câmara? Que nada...
Máxima tecnologia: capim!!!
Dados do gps:
- Distância percorrida: 46,7 km;
- Velocidade média em movimento: 12,2 km/h;
- Velocidade máxima: 45,8 km/h;
- Tempo em movimento: 3 h 49 min;
- Tempo parado: 1 h 40 min;
- Velocidade média total: 8,5 km/h.
Sunday, October 14, 2007
Caminhada na Picada Café no primeiro dia do Horário Brasileiro de Verão
com Egídio, Paulo e Elisabeth.
Já nesse pequeno deslocamento apareceram algumas belas flores que enfeitavam os pátios das casas (acima). Na BR 116 caminhamos somente o suficiente para chegarmos à pequena rua ao lado da Escola Décio Martins Costa, onde começamos a subir (foto abaixo).
A estradinha serve como acesso às moradias próximas da escola e logo termina, sendo substituída por uma trilha que passa por algumas roças e adentra o mato, passando por um pequeno riacho (foto acima).
A parada para o lanche foi em um local muito agradável (acima) em meio às árvores que emprestavam sua sombra para amenizar o calor que já se fazia presente na Picada Café. Feita a refeição, continuamos a subir até o encontro da trilha com uma pequena estrada e, pouco adiante, o encontro dessa estradinha com uma estrada maior, que segue para o município de Linha Nova.
Acima, vista da estrada na direção de Linha Nova.
Descemos tudo o que havíamos subido, percorrendo pela estrada Linha Nova - Picada Café os últimos quilômetros até retornarmos ao Bairro Esperança, encerrando a caminhada na casa do Paulo e do Egídio.
Friday, October 12, 2007
Dia da Criança!!!
Para concluir, apenas um detalhe interessante: o volume da buzina alcança os 115 decibéis, o que realmente é MUITO ALTO!!!