Sunday, November 18, 2007

Inauguração de caiaque oceânico


No domingo, dia 18 de novembro de 2007, fui a Canoas e Porto Alegre para a inauguração do caiaque oceânico de Germano Greis, que só conhecia através de mensagens eletrônicas. Entramos em contato porque ele pretendia adquirir um caiaque oceânico. A idéia inicial era adquirir um da marca Weir, na Argentina (ver link ao lado), o que acabou não se realizando. Há alguns dias atrás ele comunicou que havia comprado um caiaque, que recém havia chegado. Combinamos então uma inauguração para esse domingo. Encontramo-nos na "Praça do Avião" (desconheço o nome formal) em Canoas e seguimos para Porto Alegre debaixo de chuva (foto abaixo).
Entre as opções que pensáramos para a estréia estavam o Parque Náutico, a Marina Pública e a praia de Ipanema, mas acabamos optando pela praia ao lado do Salão Náutico do Mercosul - que eu inicialmente pretendia visitar (mas felizmente não perdi tempo, alertado pelo amigo sobre a absoluta falta de atrações interessantes). Chegando à praia tratamos de organizar o material que seria necessário e, num descuido, Germano trancou o porta-malas do seu carro com a chave dentro. Felizmente depois de algumas tentativas conseguimos abrí-lo com o alicate multiuso Leatherman, que há muito tempo vem prestando os seus serviços de maneira muito eficiente (sempre é bom recomendar o equipamento que funciona bem!) e o incidente não trouxe maiores conseqüências.


Nas fotografias acima e abaixo, a retirada da embalagem de proteção do caiaque.

Primeiro contato com a água e as primeiras impressões sobre o comportamento do caiaque.


Primeiras remadas!

Germano estava há muito tempo sem remar, então inicialmente estranhou um pouco a instabilidade inicial do caiaque e o controle do leme. Quando trocamos de embarcação cada um pôde tirar suas conclusões acerca dos dois caiaques, que aparentemente são muito parecidos, mas que possuem características completamente distintas.

O tempo instável não estava convidativo para longas remadas, então não permanecemos muito tempo na água, mas o "batismo" foi realizado com sucesso e bastante água - embaixo do casco e inclusive vinda do céu - especialmente para a ocasião!!!


Primeira navegada feita, Germano convidou-me para conhecer sua casa e sua família em Canoas e os seus animais de estimação, entre eles dois cachorros muito, mas muito espertos. O fato de a remada em si não ter grandes atrativos nem ter sido longa ou demorada foi amplamente compensado pelo contato que tivemos, pela troca de idéias e pelo início de uma jornada que certamente nos conduzirá para muitas belas lagoas do nosso estado e, quiçá, para horizontes marítimos mais longínquos, bastando para isso principalmente força de vontade, determinação, perseverança - tudo o que posso desejar ao mais novo amigo náutico após essa inauguração. E boas remadas!!!

1 comment:

Unknown said...

PROJETO-AVENTURA DESAFIANDO O RIO-MAR

O Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) e a Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS) executarão um grande projeto multidisciplinar e interdisciplinar com uma face pedagógica bastante definida de interesse da sociedade brasileira, uma vez que o mundo passa a discutir seriamente as questões ambiental, indígena e desenvolvimento sustentável da nossa floresta, através da pesquisa e o decorrente estudo das informações colhidas in loco sobre a realidade atual e a importância da Amazônia nos contextos nacional e mundial.

O coronel Hiram Reis e Silva, professor do CMPA, descerá o Rio Solimões/Amazonas de caiaque e reconhecerá seus principais afluentes, observará a fauna, flora, hidrografia, relevo, entrevistará autoridades locais, representantes dos povos da floresta, comendo e bebendo, apenas, aquilo que puder caçar, pescar, apanhar ou receber das populações ribeirinhas.

A proposta da instituição é a elaboração de uma ação comunicatória que desperte a juventude brasileira, com conhecimento de causa, para que sejam capazes de exercer uma pressão cidadã, no sentido de reverter o maior esbulho do patrimônio brasileiro, atualmente em curso.

Numa época em que tanto se propugna pelo respeito à natureza o caiaque sintetiza o meio de transporte ideal para ser usado na ‘Terra das Águas’. Seu deslocamento silente não afugenta, não atemoriza a fauna, as remadas firmes e cadenciadas seguem o ritmo da natureza sem agredir a flora e a ausência de motores à combustão não polui, não macula os rios. A data de largada de Tabatinga/AM será no o dia 1º de outubro de 2008, e a data de chegada a Belém/PA está prevista para o dia 04 de fevereiro de 2009.

Para maiores informações, visite o sítio: http://www.amazoniaenossaselva.com.br/Pal2.asp?Cod=28&Sld=1
ou contate-nos que enviaremos o projeto completo.

Hiram Reis e Silva
Rua Dona Eugênia, 1227
Petrópolis - PoA - RS
90630 150
Tlf:- 51 3331 6265

http://www.amazoniaenossaselva.com.br/
E-mail: hiramrs@terra.com.br