Wednesday, December 12, 2007

Construindo um reboque para bicicleta - 2

Continuando a construir um reboque para bicicleta. Acima, desenhos e fotos do site do fabricante Carry Freedom e cano que possivelmente será utilizado para a confecção da haste. Abaixo, confeccionando uma haste provisória de madeira para estimativa das dimensões. Tanto a base de madeira compensada quanto a haste são provisórias; o compensado naval de 12 mm de espessura ainda não foi adquirido e o cano de ferro que será utilizado para a confecção da haste precisa ser dobrado nas dimensões corretas.


A respeito do sistema articulado de engate entre a haste do reboque e a bicicleta, penso em algo semelhante ao que é utilizado nos automóveis. Na fotografia acima, um protótipo caseiro para se ter noção de como funcionaria: à esquerda, uma chapa a ser encaixada no eixo da roda traseira; soldada na chapa, a esfera de aço (lâmpada); à direita, haste do reboque com orifício de entrada da esfera de aço e sulco que acomoda o "pescoço" da esfera, com um pequeno pino (palito de dentes) para evitar o retorno da esfera. Nas duas fotos seguintes abaixo, o sistema de engate: introdução da esfera na haste, deslizamento para a posição de tração e travamento com pino.



Na foto acima, uma idéia geral da simplicidade do reboque. Abaixo, detalhes da chapa de fixação do eixo na base de madeira e da montagem da roda na extremidade do eixo.


Acima, cano de ferro de aproximadamente 1 1/4 pol de diâmetro e parede 1,5 mm que possivelmente será transformado na haste do reboque, vista abaixo provisoriamente. A haste de madeira foi colocada para que eu tivesse uma idéia das dimesões necessárias; aparece na fotografia presa precariamente à região circundante do eixo traseiro de modo que pudesse ser testada. Funcionou!

2 comments:

Ricardo C. Osório de Barros said...

Olá Leonardo.

Ótimo trabalho o que você está fazendo. Conseguiu terminar? Em caso afirmativo, não ficou pesado?
Tem fotos do reboque pronto?

Abraços,

Ricardo Cavalcanti Osório de Barros
Aracaju-SE

Anonymous said...

dai amigo tenho um reboque com duas rodas que talvez te interesse dar uma olhada, aparece aqui em casa para tomar um chimar�o... 97481613.
marcio