Sunday, September 19, 2010

Remada Ipanema - Ponta da Alegria... Alegria???...


[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]
Localização do percurso remado em um contexto amplo

[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]
Ida e volta

[Trajeto e legandas sobre imagem do Google Earth]

Saída em Ipanema

Quando cheguei na praia de Ipanema, em Porto Alegre, avistei o caiaque do Germano se afastando para a direita. Já não estava mais ao alcance da voz. Havíamos combinado uma remada rápida saindo de Ipanema e teríamos dois destinos prováveis, a Ponta Grossa ou a Ilha das Pedras Brancas (antiga Ilha do Presídio).
Estacionei, retirei caiaques e tralhas e quando estava pronto para remar já não avistava mais o Germano. Imaginei que ele deveria estar seguindo para a ilha, já que era o rumo aproximado pelo qual ele havia seguido. A Ponta Grossa era para o lado contrário. Saí remando forte com a intenção de diminuir a distância, fazendo rumo direto para a ilha.


Passei "raspando" pela Pedra Redonda e ao largo da Ponta dos Cachimbos, sempre remando e procurando pelo caiaque amarelo do Germano. Imaginei que ele já deveria estar chegando na ilha. O dia estava bom, com vento suave vindo do Noroeste formando pequenas ondas.



[Trajeto e legenda sobre imagem do Google Earth]
Percurso de Ipanema à Ilha das Pedras Brancas

[Trajeto e legenda sobre imagem do Google Earth]
Percurso contornando parcialmente a ilha

Chegando à Ilha das Pedras Brancas diminuí o ritmo e contornei sua extremidade Sul, aproveitando para registrar algumas imagens das pedras e garças. No lado Oeste fica o local onde costumamos desembarcar - foi para lá que me dirigi em seguida.







Costumeiro local de desembarque no lado Oeste

No local de desembarque percebi que o nível do rio estava um pouco acima do normal, com a água chegando aos pés da escadaria de acesso. Junto com a água, muito lixo acumulado. Não havia nem sinal do Germano e nem de seu caiaque. Ele provavelmente seguira para outro local. Consultei o relógio - estava remando com horário de retorno agendado - e constatei que haveria tempo para esticar a remada. Já fazia algum tempo que eu queria me aproximar da Ponta da Alegria, em Guaíba.

[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]
Da Ilha das Pedras Brancas à Ponta da Alegria

[Imagem capturada de vídeo]
Rumo às chaminés poluidoras de Guaíba

Apesar do simpático nome, a Ponta da Alegria no município de Guaíba é para mim o símbolo de um dos locais nefastos no belo rio Guaíba. As chaminés da fábrica de celulose - que resolvi chamar de "chaminés poluidoras de Guaíba" - lançando fumaça dia e noite servem para nos lembrar que a poluição e o descaso com o rio são constantes, 24 horas por dia, faça chuva ou faça sol. Certamente são apenas a ponta visível e ínfima desse enorme iceberg...

Chaminés poluidoras de Guaíba

[Trajeto sobre imagem do Google Earth]


[Trajeto sobre imagem do Google Earth]

Ao me aproximar da margem comecei a sentir calor. Remando em direção a um canal onde era lançada a emissão da indústria, imaginei que seria talvez por estar um pouco mais abrigado do vento, mas mesmo assim comecei a desconfiar que estava anormalmente quente. Quando encostei acidentalmente a mão na água, foi como se tivesse levado um choque. A água do rio estava quente!!! Eu estava provavelmente a uns 20 ou 25 metros de onde saía a "água" e a temperatura estava equivalente a um bom banho quente de chuveiro. Tratei de me afastar logo dali, imaginando que quanto mais perto da indústria, mais quente estaria a água (pois onde eu me encontrava essa emissão já havia se misturado um pouco à água do rio). Fiquei intrigado com isso, imaginando que provavelmente deveria haver algum critério a ser obedecido com relação à temperatura de emissão de efluentes no rio... Se algum leitor desse blog tiver conhecimento sobre isso, por favor comunique-se pelo e-mail leo_esch@yahoo.com ou deixe seu comentário ao final da postagem - obrigado!

[Imagem capturada de vídeo]
Um pouco à esquerda da proa do caiaque, o local de emissão da "água" (?) quente

[Trajeto sobre imagem do Google Earth]

Após essa rápida visita à Ponta da Alegria (que infelizmente não nos transmite esse sentimento), virei a proa na direção à margem oposta e iniciei o retorno. Com o auxílio do gps e da bússola do caiaque tracei rumo direto para Ipanema.

[Montagem com fotografias]
[Por favor clique na imagem para ampliá-la]
Vista da Ponta da Alegria para Porto Alegre, no outro lado do rio.

[Imagem capturada de vídeo]
Passando pelo canal de navegação rumo a Ipanema



[Trajeto e legenda sobre imagem do Google Earth]
Volta para Ipanema

[Trajeto e legenda sobre imagem do Google Earth]
Volta para Ipanema

Na região do canal de navegação as ondas estavam um pouco maiores e dificultavam a manutenção do rumo, exigindo contante correção durante a remada. Ao me aproximar da margem a ondulação foi diminuindo e consegui tirar algumas fotografias. Mesmo procurando, nem sinal do Germano.

Contorno inconfundível da Ponta Grossa ao Sul

Chegando em Ipanema

Fim de remada

Ao chegar em Ipanema, pouco antes do horário previsto, tirei a tradicional fotografia de "fim de remada" e guardei as tralhas. Quando estava guardando o caiaque vi Germano se aproximando, mas pelo Sul! Fiquei curioso para saber por onde havia remado, já que quando cheguei enxerguei ele saindo para o Norte!

Germano chegando em Ipanema


Germano e a Ponta Grossa ao fundo

Germano havia saído para remar em direção ao clube Jangadeiros e, como seguia próximo da margem, eu não o havia avistado quando seguia em direção à Ilha das Pedras Brancas. Ele tampouco me vira. Fez meia volta, seguiu em direção à Ponta Grossa e depois à Ponta da Serraria, por isso chegava em Ipanema vindo do Sul! Conversamos rapidamente sobre as nossas remadas e ainda falei, brincando, que era a primeira vez que eu remava "solo em dupla"...! Foi uma remada rápida, mas nem por isso desinteressante. Para ver a remada do Germano, por favor clique no link "Caiaques & Tralhas" ao lado.

Curiosa embarcação


Informações fornecidas pelo gps:

Distância percorrida: 15,89 km;
Tempo remado: 2 h 10 min;
Velocidade média: 7,3 km/h;
Velocidade máxima: 9,7 km/h;
Tempo parado: 8 min 54 s;
Média geral: 6,8 km/h.

1 comment:

Jorge Luiz Padaratz said...

Beleza! Mais uma remada sensacional....Parabéns aos remadores.

Um abraço,

Padaratz