Thursday, October 27, 2011

Uma bela viagem - Rio Grande

[Foto: Tiane]
Cais em Rio Grande

O domingo amanheceu belíssimo, calmo, e logo o céu azul e o sol forte deram o tom do que seria o dia. Após uma noite tranquila em São José do Norte, Tiane, Tombinho e eu tomamos a lancha das oito horas e atravessamos para Rio Grande. Foi a primeira navegada do Tombo, que estava um pouco irriquieto com tantos cheiros diferentes, mas se comportou muito bem. Chegamos ao cais em Rio Grande e pouco depois de desembarcarmos já enxergamos o nosso amigo João Reguffe vir ao nosso encontro.
Em Rio Grande

João nos levou para conhecermos a casa de Henri, com quem já tínhamos conversado por e-mail. Henri, assim como João, também é um amante da náutica e isso já percebemos quando nos deparamos com um veleiro em reforma no pátio de sua casa. Junto com a garagem, uma oficina para ninguém botar defeito, com ferramentas colecionadas desde o tempo de guri, quando juntava o dinheiro do lanche para comprar ferramentas! A casa e o grande pátio são muito bonitos e o terreno termina à beira d'água. Foi lá que ganhamos nossas primeiras mudas de taboa, coletadas pelo Henri e posteriormente replantadas em Maquiné.
Trapiche na casa do Henri
Recolhendo mudas de taboa

Após a visita, João nos levou ao iate clube, onde almoçamos no Feito a Bordo. Depois do almoço fomos bater na "casa" do casal de amigos Marli e Luís, do Green Nomad. São pessoas muito legais, de bem com a vida; apareceram sorridentes e muito atenciosos nos convidaram a subir a bordo. Henri chegou logo em seguida. O Green Nomad já estava com uma cara bem diferente de quando o conhecemos no clube Jangadeiros, em Porto Alegre, mais de um ano antes. Construído pelos próprios Marli e Luís, estava praticamente pronto para seguir viagem pelo litoral brasileiro, Caribe e, posteriormente, cruzar o Pacífico. Vale a pena visitar o site deles, acabamos viajando junto nas fotos e relatos das viagens anteriores, muito bacana!
[Foto: Tiane]
Veleiro Green Nomad

Conversa no Green Nomad
Andorinha num barco ao lado

Recebemos o convite do Henri para um passeio a bordo do seu trawler Talhamar. Lá fomos nós! Saímos do iate clube e passamos em frente ao centro de Rio Grande, seguindo em direção ao porto.
Trawler Talhamar
Centro de Rio Grande passando pela janela
Porto
A imensa plataforma P-58
Conversa animada no Talhamar
Tiane na popa

Luís, Tiane, Marli e Tombinho na proa

[Foto: Tiane]

Passamos pelo porto, onde vimos a imensa futura plataforma da Petrobras e um enorme canteiro de obras. Henri foi então conduzindo o Talhamar para a margem oposta do canal, seguindo na direção da comunidade de pescadores ali instalada. Ao longe foi possível enxergar o belo Farol da Barra.

Torre de transmissão de energia elétrica...
... e poleiro de biguás!
Farol da Barra




É proibido "bainho"

Passamos bem perto dos barcos dos pescadores e iniciamos o retorno.
Tombinho, o Curioso!
Biguás pretos pintando os postes de branco...

João Reguffe dando um colinho pro Tombo
E o papo segue animado...!





João Reguffe, conhecedor dessas águas.
A Bela e a Fera :)



Tombinho, tombado...


Chegamos de volta ao iate clube e João precisou desembarcar logo, pois estava quase na hora do seu programa dominical "Caminhos do Jazz" na rádio da Furg (http://www.furgtv.furg.br/). O programa vai ao ar todos os domingos, das 20 h às 22 h e pode ser acompanhado pela internet em tempo real.

A conversa animada continuou mais um pouco a bordo do Talhamar até Marli e Luís se despedirem, pois haviam sido convidados para um jantar (sushi, preparado por um japonês... hummmm...!!!).

A conversa continuou no iate clube





Tivemos oportunidade de passear com nosso amigo João Reguffe, conhecer Henri, embarcar no Green Nomad do Luís e da Marli e ainda passear com todos juntos por essa bela região. O dia estava belíssimo e incomum pela completa ausência de vento, o que só nos alegrou, pois se tivesse vento ficaríamos com vontade de velejar em vez de passearmos a motor. Quando a noite chegou, ganhamos carona na bela Toyota Bandeirante do Henri, que nos deixou na estação hidroviária. Tomamos a lancha e retornamos a São José do Norte, com o Tombinho "tombado" depois de tantas novas aventuras...!

Friday, October 21, 2011

Uma bela viagem - São José do Norte

[Foto: Tiane]
Tombinho - o atento e perigoso cão de guarda - disfarça muito bem enquanto estamos viajando!

Nossa viagem começou em Porto Alegre com um pequeno desvio de percurso para Maquiné. De lá seguimos pela estrada que liga Osório a Capivari do Sul, que por sinal está muito boa. De Capivari do Sul seguimos para Palmares do Sul e de lá para Mostardas, percorrendo o trecho da BR 101 que antigamente era conhecido por "Estrada do Inferno" por causa das precárias condições de trafegabilidade, principalmente no Inverno, quando mesmo veículos 4x4 tinham dificuldades em transitar. Hoje existe asfalto em toda a sua extensão, mas o intenso tráfego de veículos de carga (provavelmente com excesso de peso, pois não há fiscalização...) está causando a destruição prematura da rodovia. Mesmo sendo um sábado, passamos por muitos caminhões abarrotados de toras fazendo "slalom" por entre as crateras na pista.
De Mostardas seguimos até Tavares, onde entramos na cidade para dar uma olhada no Festival Brasileiro de Aves Migratórias e conseguimos falar rapidamente com o amigo Eloir, artesão de muito talento que confecciona miniaturas de aves.


[Foto: Tiane]
Festival Brasileiro de Aves Migratórias em Tavares

[Foto: Tiane]
[Foto: Tiane]
Após a passagem por Tavares voltamos à estrada rumo a São josé do Norte. No caminho paramos para "salvar" um quelônio que provavelmente seria atropelado. Digo quelônio porque nunca compreendi bem a diferença entre tartaruga, cágado e jabuti, então para não errar (apesar de imaginar que não se trata de um jabuti) escrevo quelônio...


[Foto: Tiane]
Chegando em São José do Norte, fomos direto para a pousada Nossa Senhora da Paz, que já é minha referência como local para hospedagem. Um local simples que tem tudo o que precisamos e onde somos muito bem recebidos pelos proprietários Dona Ione e Seu Antoninho. Tralhas acomodadas, saímos para passear pela cidade.


Passeio no cais




Além da cidade, fomos também passear na Praia do Mar Grosso, onde aproveitamos um belo entardecer.





Uhúúúú!!!

Próxima postagem: continuação da viagem em Rio Grande!