Thursday, October 27, 2011

Uma bela viagem - Rio Grande

[Foto: Tiane]
Cais em Rio Grande

O domingo amanheceu belíssimo, calmo, e logo o céu azul e o sol forte deram o tom do que seria o dia. Após uma noite tranquila em São José do Norte, Tiane, Tombinho e eu tomamos a lancha das oito horas e atravessamos para Rio Grande. Foi a primeira navegada do Tombo, que estava um pouco irriquieto com tantos cheiros diferentes, mas se comportou muito bem. Chegamos ao cais em Rio Grande e pouco depois de desembarcarmos já enxergamos o nosso amigo João Reguffe vir ao nosso encontro.
Em Rio Grande

João nos levou para conhecermos a casa de Henri, com quem já tínhamos conversado por e-mail. Henri, assim como João, também é um amante da náutica e isso já percebemos quando nos deparamos com um veleiro em reforma no pátio de sua casa. Junto com a garagem, uma oficina para ninguém botar defeito, com ferramentas colecionadas desde o tempo de guri, quando juntava o dinheiro do lanche para comprar ferramentas! A casa e o grande pátio são muito bonitos e o terreno termina à beira d'água. Foi lá que ganhamos nossas primeiras mudas de taboa, coletadas pelo Henri e posteriormente replantadas em Maquiné.
Trapiche na casa do Henri
Recolhendo mudas de taboa

Após a visita, João nos levou ao iate clube, onde almoçamos no Feito a Bordo. Depois do almoço fomos bater na "casa" do casal de amigos Marli e Luís, do Green Nomad. São pessoas muito legais, de bem com a vida; apareceram sorridentes e muito atenciosos nos convidaram a subir a bordo. Henri chegou logo em seguida. O Green Nomad já estava com uma cara bem diferente de quando o conhecemos no clube Jangadeiros, em Porto Alegre, mais de um ano antes. Construído pelos próprios Marli e Luís, estava praticamente pronto para seguir viagem pelo litoral brasileiro, Caribe e, posteriormente, cruzar o Pacífico. Vale a pena visitar o site deles, acabamos viajando junto nas fotos e relatos das viagens anteriores, muito bacana!
[Foto: Tiane]
Veleiro Green Nomad

Conversa no Green Nomad
Andorinha num barco ao lado

Recebemos o convite do Henri para um passeio a bordo do seu trawler Talhamar. Lá fomos nós! Saímos do iate clube e passamos em frente ao centro de Rio Grande, seguindo em direção ao porto.
Trawler Talhamar
Centro de Rio Grande passando pela janela
Porto
A imensa plataforma P-58
Conversa animada no Talhamar
Tiane na popa

Luís, Tiane, Marli e Tombinho na proa

[Foto: Tiane]

Passamos pelo porto, onde vimos a imensa futura plataforma da Petrobras e um enorme canteiro de obras. Henri foi então conduzindo o Talhamar para a margem oposta do canal, seguindo na direção da comunidade de pescadores ali instalada. Ao longe foi possível enxergar o belo Farol da Barra.

Torre de transmissão de energia elétrica...
... e poleiro de biguás!
Farol da Barra




É proibido "bainho"

Passamos bem perto dos barcos dos pescadores e iniciamos o retorno.
Tombinho, o Curioso!
Biguás pretos pintando os postes de branco...

João Reguffe dando um colinho pro Tombo
E o papo segue animado...!





João Reguffe, conhecedor dessas águas.
A Bela e a Fera :)



Tombinho, tombado...


Chegamos de volta ao iate clube e João precisou desembarcar logo, pois estava quase na hora do seu programa dominical "Caminhos do Jazz" na rádio da Furg (http://www.furgtv.furg.br/). O programa vai ao ar todos os domingos, das 20 h às 22 h e pode ser acompanhado pela internet em tempo real.

A conversa animada continuou mais um pouco a bordo do Talhamar até Marli e Luís se despedirem, pois haviam sido convidados para um jantar (sushi, preparado por um japonês... hummmm...!!!).

A conversa continuou no iate clube





Tivemos oportunidade de passear com nosso amigo João Reguffe, conhecer Henri, embarcar no Green Nomad do Luís e da Marli e ainda passear com todos juntos por essa bela região. O dia estava belíssimo e incomum pela completa ausência de vento, o que só nos alegrou, pois se tivesse vento ficaríamos com vontade de velejar em vez de passearmos a motor. Quando a noite chegou, ganhamos carona na bela Toyota Bandeirante do Henri, que nos deixou na estação hidroviária. Tomamos a lancha e retornamos a São José do Norte, com o Tombinho "tombado" depois de tantas novas aventuras...!

No comments: