Friday, October 14, 2011

Apresentando a canoagem

 [Foto deTiane]
Primeiro contato do Érico com o caiaque

Camila e Érico, amigos de longa data da Tiane - e agora também meus amigos -, foram conhecer o Recanto em Maquiné. O dia não estava dos mais bonitos, com vento, muitas nuvens e possibilidade de chuva a qualquer momento. Mesmo assim Érico estava com bastante vontade de experimentar uma voltinha de caiaque, de maneira que destacamos o Quindim Precioso para fazer companhia ao meu ilegal! e tratamos de colocar os caiaques na água. Uma rápida instrução a respeito de como movimentar o remo, defasagem das pás, distância entre as mãos e lá fomos nós ultrapassando a barreira de capins submersa. Tombo, como sempre, estava louco para participar (esperamos realizar esse desejo em breve, viu, Tombinho?!).

 
 [Foto de Tiane]
Tombinho - louco para remar também!!!


 [Foto de Tiane]
Algumas instruções na água

Érico comportou-se muito bem desde as primeiras remadas, não sentindo insegurança em relação à estabilidade do caiaque. Como é natural, no início teve um pouco de dificuldade na manutenção da estabilidade direcional e, como ele mesmo afirmou brincando, iria percorrer cada cantinho do Braço Morto - por não conseguir manter uma linha reta de deslocamento, ora ia para a direita, ora para a esquerda. Mas é preciso dizer que o vento, bastante turbulento naquele local, também prejudicava a manutenção de um rumo estável. Aproveitei para brincar um pouco com minha vela enquanto Érico ia se entendendo com o Quindim pouco a pouco.

[Foto de Tiane]

 [Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]
Pequeno percurso no Braço Morto do Maquiné
 [Trajeto sobre imagem do Google Earth]

Percorremos praticamente toda a extensão do Braço Morto a montante do Recanto, remando inclusive debaixo de chuva. Felizmente estávamos bem abrigados com casacos resistentes à água.
 [Imagem capturada de vídeo]
Chuva!


 [Foto de Tiane]
Retornando

Foi uma remada bem curta, mas bem legal pela situação em que ocorreu. Érico parece ter gostado da experiência e foi literalmente "batizado" pela água que o cercava; além da água sob o casco, muita água vinda do céu se encarregou desta tarefa. Oxalá seja esta a primeira de muitas remadas!!!

 [Foto de Tiane]
Tombinho matando a saudade do "pai"


[Foto de Tiane]
Pelo jeito teremos mais um remador em breve!!!


1 comment:

Fabiano Krauze said...

é Interessante ver que mesmo após várias saidas para agua pelo mesmo lugar aquela vegetação flutuante da margem, não deixa o canal permanecer aberto.
Grande exemplo Leonardo é isso temos que mais é que mostrar os prazeres da canoagem para as pessoas!