Já fazia algum tempo que Marcio comentava acerca de uma descida de rio, por corredeiras. Combinamos então uma descida em Três Coroas, nas famosas corredeiras do rio Paranhana. O encontro foi na casa do Daniel Haag (Sena), remador experiente e habilidoso morador da cidade. Sena, juntamente com Carlos Orth, também habilidoso e experiente remador de Montenegro, se dispuseram a nos receber e a nos ensinar. "Nós", nesse caso, éramos Leonardo Maciel, de Santo Antônio da Patrulha, Trieste Ricci, de Porto Alegre, Marcio Pereira, de Osório, e eu.
Na casa de Sena estava o Prijon Release, um pequeno caiaque amarelo que viria a ser o próximo integrante da família:
Sena é dono da Duck, fabrica equipamentos de alta performance para atividades aquáticas e vários itens específicos para águas brancas. Vale a pena visitar o site e agendar uma visita!!!
Da casa de Sena seguimos para o Varisco, "O" ponto de encontro - já consagrado pelos amigos - para tomar um café. Depois do café subimos o vale até o Parque das Laranjeiras, onde ficariam os carros. Do Parque das Laranjeiras seguimos em caminhão até a represa, ponto inicial da nossa remada.
Aqui abro um parêntese para recordar a represa, onde estive por vários dias no Mundial de Canoagem Slalom de Três Coroas. Naquela época participei, junto com o amigo Caio Schmitt, do controle de fluxo de água para a competição e também da segurança de pista. Foi uma experiência bem interessante.
Voltando à nossa pequena aventura, tratamos de colocar os equipamentos e cair na água:
Foram alguns poucos quilômetros, mas muita emoção, adrenalina e aprendizado ao lado de novos amigos!!!
Tomamos um monte de caldos, capotando várias vezes, e fomos resgatados pelos pacientes novos amigos, aos quais só temos a agradecer! Obrigado pela presteza, camaradagem, por transmitir conhecimentos e por fazer com que nos sentíssemos em casa, mesmo estando dentro de um rio desconhecido. Valeu!
Sena e Carlinhos, além de conhecedores de todos os meandros do rio, são excelentes remadores que dominam completamente os playboats. Mas o mais importante: são amigos dispostos a ajudar e transmitir conhecimentos!
Foi um dia excepcionalmente bacana, nos divertimos muito e começamos a aprender a remar novamente. Sim, é possível afirmar isso, pois o playboat é um caiaque completamente diferente de um caiaque turismo ou de um oceânico e é preciso realmente aprender a dominar essa "máquina de manobras"!
Saí de Três Coroas satisfeito com a amizade e camaradagem dos amigos antigos, de dois novos - muito obrigado, Sena e Carlos!!! - e um novo integrante para a família, o Yellow Submarine!
[Trajeto sobre imagem do Google Earth]
Em vermelho, o percurso que descemos pelo Paranhana (azul), que passa em Três Coroas.
[Trajeto sobre imagem do Google Earth]
[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]
Percurso da represa ao Parque das Laranjeiras
No comments:
Post a Comment