Thursday, September 27, 2012

Mais um integrante na "família"!


Já fazia algum tempo que Marcio comentava acerca de uma descida de rio, por corredeiras. Combinamos então uma descida em Três Coroas, nas famosas corredeiras do rio Paranhana. O encontro foi na casa do Daniel Haag (Sena), remador experiente e habilidoso morador da cidade. Sena, juntamente com Carlos Orth, também habilidoso e experiente remador de Montenegro, se dispuseram a nos receber e a nos ensinar. "Nós", nesse caso, éramos Leonardo Maciel, de Santo Antônio da Patrulha, Trieste Ricci, de Porto Alegre, Marcio Pereira, de Osório, e eu.
Na casa de Sena estava o Prijon Release, um pequeno caiaque amarelo que viria a ser o próximo integrante da família:



Sena é dono da Duck, fabrica equipamentos de alta performance para atividades aquáticas e vários itens específicos para águas brancas. Vale a pena visitar o site e agendar uma visita!!!

Da casa de Sena seguimos para o Varisco, "O" ponto de encontro - já consagrado pelos amigos - para tomar um café. Depois do café subimos o vale até o Parque das Laranjeiras, onde ficariam os carros. Do Parque das Laranjeiras seguimos em caminhão até a represa, ponto inicial da nossa remada.

Aqui abro um parêntese para recordar a represa, onde estive por vários dias no Mundial de Canoagem Slalom de Três Coroas. Naquela época participei, junto com o amigo Caio Schmitt, do controle de fluxo de água para a competição e também da segurança de pista. Foi uma experiência bem interessante.

Voltando à nossa pequena aventura, tratamos de colocar os equipamentos e cair na água:


Foram alguns poucos quilômetros, mas muita emoção, adrenalina e aprendizado ao lado de novos amigos!!!

















Tomamos um monte de caldos, capotando várias vezes, e fomos resgatados pelos pacientes novos amigos, aos quais só temos a agradecer! Obrigado pela presteza, camaradagem, por transmitir conhecimentos e por fazer com que nos sentíssemos em casa, mesmo estando dentro de um rio desconhecido. Valeu!


Sena e Carlinhos, além de conhecedores de todos os meandros do rio, são excelentes remadores que dominam completamente os playboats. Mas o mais importante: são amigos dispostos a ajudar e transmitir conhecimentos!





Foi um dia excepcionalmente bacana, nos divertimos muito e começamos a aprender a remar novamente. Sim, é possível afirmar isso, pois o playboat é um caiaque completamente diferente de um caiaque turismo ou de um oceânico e é preciso realmente aprender a dominar essa "máquina de manobras"!
Saí de Três Coroas satisfeito com a amizade e camaradagem dos amigos antigos, de dois novos - muito obrigado, Sena e Carlos!!! - e um novo integrante para a família, o Yellow Submarine!

 [Trajeto sobre imagem do Google Earth]
Em vermelho, o percurso que descemos pelo Paranhana (azul), que passa em Três Coroas.

 [Trajeto sobre imagem do Google Earth]

[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]
Percurso da represa ao Parque das Laranjeiras

No comments: