Friday, September 28, 2012

Remada dos Leonardos - primeiro dia


A Remada dos Leonardos acabou tendo esse nome cômico porque somente Leonardo Maciel e eu terminamos por participar. Marcio estava empolgado e motivado, mas poucos dias antes contraiu conjuntivite e não pôde nos acompanhar. A ideia da remada tinha sido do Maciel e ele queria muito fazer o trajeto pelas lagoas Itapeva e dos Quadros com acampamento - antes do nascimento dos filhos gêmeos!

Marcio mais uma vez demonstrou uma baita parceria, desta vez com a logística de transporte. Fomos à extremidade Norte da Itapeva e ele retornou com a Parati e o reboque do Maciel até Maquiné, onde terminaríamos a remada.

Chegando na ponta Norte da lagoa Itapeva



Iniciando a remada

Quando iniciamos a remada já eram praticamente onze horas da manhã e o dia estava espetacular. O vento soprava pela popa, mas como estávamos na extremidade da lagoa, não havia ondas. A lagoa estava extremamente rasa, remamos um bom tempo com as pás dos remos cavocando na lama do fundo.

Lama do fundo da lagoa




Seguimos na direção aproximada de um areião na margem Leste da lagoa, onde pretendíamos parar para o almoço. O vento seguia firme, mas ainda remávamos com poucas ondas.



Depois de aproximadamente uma hora de remada chegamos ao areião. Passamos por alguns juncos ralos e puxamos os caiaques para a areia. Em seguida, a pé, passamos por um trecho bastante embarrado até chegarmos em "terra firme". Maciel já tratou de encontrar um local abrigado do vento para começar a cozinhar a já tradicional massinha e eu fui visitar o areião para fotografar.





[Por favor clique nas imagens para ampliá-las]
Vista panorâmica de cima do areião.


A prainha "escondida" no outro lado da lagoa



Como está a massa, Maciel?
:)

Que meleca!!!

 




Depois do almoço e de uma pausa para a digestão, lá fomos nós remar, afinal ainda tínhamos uma lagoa para cruzar!!! - rimou :)


 






 

Pouquíssima profundidade...
...bem no meio da lagoa!!!

Apesar da remada ter sido feita praticamente pelo meio da lagoa e sem paradas, estava surpreendentemente divertida! À medida em que seguíamos para o Sul, o vento continuava a transferir sua energia para a água e as ondas aumentavam. Maciel não é muito chegado a remadas com ondas, mas desta vez foi bem diferente. Como estávamos acompanhando a direção do crescimento da ondulação, ele foi se habituando às ondas que, quando chegamos na parte final da lagoa, já estavam bem crescidinhas para os padrões da Itapeva. Parecíamos duas crianças brincando de surfar as ondinhas, o sorriso na face do meu amigo já valeu por toda a remada!!!

Vídeo:
[Por favor clique no vídeo para iniciar]


Chegamos no finalzinho da tarde, bem a tempo de carregar caiaques e tralhas e montar acampamento. Paramos em um camping ao abrigo das taquareiras; um local muito bom, mesmo fora da temporada.


 Final do dia

Montamos as barracas, dependuramos o equipamento molhado em um varal feito na hora e tratamos de organizar a cozinha debaixo de um telhado para a janta.

Janta no acampamento

Um belo e divertido dia de remada!!!

As informações disponibilizadas pelo gps foram:

Distância remada: 32,05 km;
Tempo remado: 4 h 38 min;
Velocidade média: 6,9 km/h;
Velocidade máxima: 14,5 km/h;
Tempo parado: 1 h 3 min 45 s;
Velocidade média geral: 5,6 km/h.

[Trajetos e legendas sobre imagem do Google Earth]
Planície costeira do Rio Grande do Sul

[Trajetos e legendas sobre imagem do Google Earth]
Percursos remados no primeiro e segundo dias