Tuesday, April 21, 2015

Descida do rio Jacuí - Rio Pardo a São Jerônimo - primeiro dia

 Saída em Rio Pardo
[Fotos acima: Tiane]

Na saída, despedida do Tombinho e da Tiane

Tiane e eu acordamos às cinco horas da manhã, ela alimentou a bicharada e eu terminei de arrumar as tralhas e preparei o café. Saímos depois das seis horas e às sete em ponto encontramos Maciel no posto de gasolina na entrada de Santo Antônio da Patrulha, conforme combinado previamente. De lá seguimos em dois carros até São Jerônimo, onde Maciel deixou o carro em frente à Brigada Militar.
Continuamos os três - e mais o Tombinho! - até Rio Pardo, onde encontramos o Germano (que havia sido levado pelo filho) por volta das onze horas da manhã. O calor estava grande!
Decidimos almoçar no restaurante flutuante, em seguida arrumamos as tralhas nos caiaques, nos despedimos e começamos a remada. O rio estava cheio, a correnteza ajudava, o dia estava quente e ensolarado.

Aproveitando uma sombra

Pausa

Germano explorando um braço de rio



Correnteza

A correnteza favorável ajudou bastante, assim podíamos parar volta e meia para aproveitar as sombras do caminho, pois o calor estava castigando bastante.







Pouco a pouco as nuvens foram se avolumando e dava para perceber a formação de cortinas de chuva localizadas, ao longe. Passamos pelas ilhas Calheiras e um pouco adiante pelo Porto Lambari, onde havia uma draga trabalhando.

Extração de areia



Correnteza ainda ajudando ;)

Depois do porto, chegamos à ilha Lambari, onde encontramos local favorável para acampamento. Mal montamos as barracas e os primeiros pingos de chuva começaram a cair. Bugios gritavam ao longe e alguns trovões quebravam o ruído contínuo da chuva, que aumentou, durando aproximadamente meia hora.

Procurando um local para acampar


Acampamento

A janta foi depois da chuva: água, banana, ovo cozido, duas fatias de pizza e duas fatias da deliciosa cuca concreto feita pela Tiane - Mmmmm!!!

Chuva!

Ao escurecer consertei o fogareiro, que estava com vazamento de gasolina por causa de um anel de borracha ressecado. Os mosquitos apareceram em grande número, e famintos! Dentro da barraca, calorão. Fora, tempo carregado. Boa noite!

Informações disponibilizadas pelo gps:

Distância remada: 32,58 km;
Tempo remado: 3 h 47 min;
Velocidade média: 8,6 km/h;
Velocidade máxima: 13,0 km/h;
Tempo parado: 1 h 22 min 52 s;
Velocidade média geral: 6,3 km/h.

 Em amarelo, o percurso remado no primeiro dia.
[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]

No comments: