Thursday, December 14, 2006

De bicicleta pelo Cone Sul

Após a conclusão do projeto 1000 km de Pedal – Nova Petrópolis – Litoral, no início do ano 2000, uma nova aventura começou a tomar forma. Um trajeto bem mais complexo, envolvendo quatro países, dificuldades com a comunicação e uma extensão de aproximadamente três mil quilômetros.
A preparação de uma viagem desse porte talvez seja tão interessante quanto a própria realização, pois exige pesquisa, contato com as mais diversas pessoas e a predisposição para transformar tudo o que foi planejado em algo que realmente poderá ser executado. O planejamento bem feito diminui muito as chances de insucesso e limita os imprevistos a acontecimentos inevitáveis, potencializando o sucesso da expedição. Mapas, livros, guias, cartas, pesquisa na internet, conversa com pessoas que passaram por experiências anteriores parecidas, tudo vai sendo acumulado e serve para o planejamento. Mas não adianta planejar e não executar, é preciso transformar os sonhos em realidade...
Foi isso o que fizemos, concretamente, na manhã do dia 23 de dezembro, quase às vésperas do Natal. O projeto De Bicicleta pelo Cone Sul contou com a participação de Jacson Plentz (Santa Cruz do Sul), Egon Esch (Nova Petrópolis) e Leonardo Esch (Nova Petrópolis), que idealizou a aventura e agora relata os acontecimentos.
De volta à saída, em frente ao Parque Aldeia do Imigrante – Nova Petrópolis –, posamos para a fotografia e nos despedimos daqueles que ficavam. O que nos esperava? Chuva, vento, sol? Como seriam as estradas? Conseguiríamos permanecer unidos como um grupo? Tudo o que havia sido planejado daria certo? Esperávamos que sim, mas era preciso comprovar. E foi assim, ouvindo o ruído dos pneus deixando o asfalto para trás, sentindo o cheiro das plantações, enfrentando o forte vento contrário, contemplando o pôr-do-sol, tremendo de frio após um banho quente em pleno solo da Cordilheira dos Andes, que fomos recolhendo sensações, passando por experiências que procuraremos lembrar e descrever daqui para a frente.
Todos os dias novos horizontes surgiam esperando sua conquista. Foi assim, conquistando horizontes, que conseguimos atravessar o continente e espiar um pouco do que o mundo além das fronteiras nos oferece!
Que esta aventura sirva de motivação aos leitores. Não se acomodem, realizem os seus sonhos. E boa viagem!

No comments: