Tuesday, August 16, 2011

Remada de Inverno - segundo dia

Amanhecer na Lagoa do Peixoto - Osório

A noite foi tranquila no acampamento às margens da Lagoa do Peixoto. Algumas nuvens baixas encostavam nos belos morros da Serra Geral e não parecia que teríamos chuva. Logo cedo chegaram o Germano e o Fernando Bueno. Comemos pães que tínhamos preparado na véspera e começamos a desmontar acampamento e arrumar as tralhas nos caiaques enquanto mais companheiros de remada chegavam: Márcio e Pardal com o caiaque duplo (Biguá Albino), Rogério e Fernando de Torres.

Aerogeradores

Preparativos

Germano pronto para remar

Germano foi o primeiro a colocar o caiaque na água e aproveitou o tempo para praticar com a vela. Perto da margem quase não havia vento, mas um pouco mais afastado ele já podia sentir as rajadas desequilibrando o caiaque. O vento havia virado para o quadrante Norte, portanto provavelmente remaríamos com ondas e vento contrários.
Márcio e Pardal ainda estavam arrumando as tralhas no caiaque quando saímos; remando em um caiaque duplo, logo nos alcançariam no canal de acesso à lagoa Pinguela.

Egon

Tiane

Rumo ao canal




Canal entre a Lagoa do Peixoto e a lagoa Pinguela





Apesar de estarmos na nossa Remada de Inverno, o dia não estava com o frio típico "de renguear cusco" - ao contrário do que esperávamos, estava bem agradável para remar: friozito, pero no mucho.
Fizemos uma breve pausa sob a ponte do canal para certificarmo-nos de que o duplo estava se aproximando e seguimos para o final do canal, onde sentimos a ondulação vinda da lagoa Pinguela. Saindo do canal protegido pelas margens bem próximas, sentimos o vento que insistia em nos mandar de volta para Osório.

[Imagem capturada de vídeo]
Entrando na lagoa Pinguela
[Imagem capturada de vídeo]

Na lagoa Pinguela remamos contra as ondas, que não estavam tão altas quanto eu imaginava, mas que deram um leve gostinho de aventura ao passeio. O vento tratava de nos fazer remar e assim também ficamos aquecidos.

[Imagem capturada de vídeo]

O espantalho da lagoa Pinguela, quase se afogando...

Passamos pelo "espantalho", que estava quase se afogando no meio das ondas. Para se ter uma ideia do nível elevado da água, pode-se comparar com as fotografias deste mesmo local em janeiro, durante a Remada de Osório a Tramandaí [por favor clique no link para ver a postagem dessa remada e conferir o "espantalho"].

Parada para descanso

Fizemos uma parada para reagrupamento e para definirmos como seria o trajeto na Lagoa do Palmital. Ficou decidido que atravessaríamos diretamente para a margem oposta mais próxima e depois seguiríamos
contando com a proteção dessa costa, remando em águas mais abrigadas.


Iniciando a travessia da lagoa Pinguela



[Imagem capturada de vídeo]
Algumas ondas na Lagoa do Palmital

Após a parada passamos ao lado da ponta submersa por onde o pai, a Tiane e eu havíamos remado no dia anterior e começamos a atravessar a Lagoa do Palmital. Apesar do combinado, o grupo se dispersou um pouco, com alguns seguindo em rumo diferente do proposto e com isso aumentando o percurso de remada contra vento e ondas. Nem sempre o melhor trajeto entre dois pontos é uma linha reta...

Na ponta de terra que limita a Lagoa do Palmital com a Lagoa das Malvas existe um local bonito para acampamento - ficou combinado que faríamos parada para almoço ali. Por ter remado em águas mais abrigadas cheguei bastante antes dos companheiros de jornada e pude filmá-los se aproximando. Podia perceber que avançavam com dificuldade enfrentando o vento até chegarem mais próximos da margem que oferecia proteção. Deixei o caiaque de lado com a vela aberta para melhorar a visualização de onde estava.

Aguardando, na ponta entre a Lagoa do Palmital e a Lagoa das Malvas

Companheiros de remada ao longe

Rogério e Fernando

Germano

Tiane e Egon


Pouco a pouco todos foram chegando e comentando sobre a travessia; de modo geral, falava-se sobre as ondas e a dificuldade em avançar contra o vento. Dali para a frente o trajeto proposto seria com mais vento pela frente e com as ondas da Lagoa das Malvas; depois disso, entraríamos no canal João Pedro com correnteza contrária e sem possibilidade de acampamento em suas margens submersas; para finalizar, entraríamos na Lagoa dos Quadros, onde certamente ondas altas e costa desprotegida nos dariam as boas vindas. Diante desse quadro, durante a parada para o almoço chegou-se a um consenso: em vez de seguirmos adiante, optamos por aproveitar esse belo local e o calor do sol e acamparmos ali mesmo. Escolhemos os locais para as barracas e em pouco tempo estávamos conversando na roda de chimarrão e um projeto de fogueira para a noite já tomava forma...

Acampamento montado



Do outro lado da ponta, a Lagoa das Malvas.


Entardecer visto do acampamento

Fogueira


[Trajeto e legendas sobre imagem do Google Earth]

Informações disponibilizadas pelo gps:

Distância remada no dia: 12,89 km;
Tempo remado: 2 h 32 min;
Velocidade média: 5,1 km/h;
Velocidade máxima: 7,8 km/h;
Tempo parado: 3 h 20 min (incluindo montagem do acampamento);
Velocidade média geral: 2,2 km/h;
Distância total remada: 50,73 km.

1 comment:

Rogério Daitx said...

Simplesmente fantasticas as fotos...