Tuesday, June 10, 2008

Pedalada Viamão - Floripa - Curitiba: parte 2

No dia 23 de maio, após excelente noite de sono e sem precisar armar acampamento, acordamos por volta das 8 horas, tratamos de tomar um belo café da manhã e arrumamos com calma todo o equipamento nos alforjes. Depois do primeiro dia com uma distância considerável percorrida, não tínhamos necessidade de pressa, então saímos da casa de praia em Rondinha somente às 10 h 30 min da manhã.

Enquanto pedalávamos pudemos trocar mais idéias a respeito do roteiro que pretendíamos realizar e optamos por tentar pedalar pela BR 101. A idéia inicial era percorrer o trajeto até Laguna por pequenas estradas de terra que ligam as praias da região, nem sempre muito evidentes quando se analisa as imagens de satélite do Google Earth. Trocando idéias, chegamos à conclusão que o tempo e o esforço gastos para percorrer esse trajeto não valeriam a pena, considerando que o Evânder deveria retornar para estar no trabalho em Porto Alegre na terça-feira, dia 27. Chegando no final da Estrada do Mar, em vez de seguirmos em direção à cidade de Torres, seguimos na direção oposta (Oeste) rumo à temida BR 101. Lá chegando, constatamos que os grandes temores e opiniões altamente negativas realmente não se confirmavam pois, apesar das obras de duplicação e grande fluxo de veículos automotores, poderíamos realizar a viagem de bicicleta com relativa segurança desde que transitássemos com cautela. Evidentemente, como a estrada encontrava-se em obras, passamos por alguns trechos que renderam belas imagens, como as abaixo mostradas.

Em Sombrio paramos para almoçar em um restaurante à margem da rodovia onde também param ônibus freqüentemente. Atacamos o buffet livre! Resultado...



...após o almoço, fizemos uma pausa para a digestão, visto que não tínhamos pressa. Durante as pausas aproveitávamos para alongar e estender as pernas para cima, o que certamente teria despertado a atenção de quem estivesse por perto (ver primeira fotografia desta postagem)! Almoço concluído, seguimos viagem, deixando a BR 101 para seguir por Araranguá rumo a Morro dos Conventos.
A pedalada de Araranguá a Morro dos Conventos foi tranqüila. Em uma parada ganhamos bergamotas de um senhor. A curiosidade foi ver o seu cachorro comê-las também! Nunca havia visto um cão gostar de bergamota...


Chegamos a Morro dos Conventos no final do dia e montamos acampamento no belo (e vazio) camping onde o banho foi muito bem-vindo, seguido de chimarrão e janta.


Registro do ciclocomputador:

Dst 1 (distância percorrida no dia): 94,36 km;

Dst 2 (distância acumulada): 259,05 km;

Odo (odômetro - registro contínuo de distância): 5889,3 km;

Tm (tempo pedalado): 4 h 49 min 37 s;

Av (velocidade média pedalada): 19,6 km/h;

Mx (velocidade máxima pedalada): 38,0 km/h.

No comments: