Wednesday, June 11, 2008

Pedalada Viamão - Floripa - Curitiba: parte 3

Morro dos Conventos, 24 de maio de 2008. Toque de despertar no acampamento: 5 h 45 min.
Café da manhã, desmontagem do acampamento, empacotamento das tralhas nos alforjes. Deixamos o camping por volta das 8 horas. Subimos ao morro para fotografar e filmar - graças à filmadora emprestada pelo Ruvan! - a bela paisagem que se descortinava aos pés da elevação. Um belo dia para pedaladas!

Do topo do morro pode-se admirar o encontro do rio com o mar e a planície litorânea, aqui abrigando algumas poucas elevações isoladas. Seguindo o olhar pelo rio em direção ao interior (foto abaixo), percebe-se o local onde acontece a travessia de balsa, para onde pedalaríamos em seguida, utilizando estrada de chão batido até a localidade de Maracajá, onde então retornaríamos para a BR 101.

Deixando o Morro dos Conventos iniciamos a descida e o curto trajeto até a balsa, chegando bem a tempo de embarcar para a travessia. Poucos minutos depois, estávamos na outra margem do rio Araranguá.
Ficamos algum tempo apreciando a bela paisagem do rio Araranguá. Procuramos mais informações sobre o trajeto que teríamos à frente e seguimos pela estrada de terra, passando inicialmente a pedalar ao lado do rio e, posteriormente, nos distanciando dele.
Algumas subidas e descidas sem grande expressão e chegávamos à BR 101. Foi lá que descobri o segredo da espantosa performance do meu colega de viagem: tudo se devia ao doping, como pode ser visto na flagrante fotografia abaixo, onde ele aparece (de óculos escuros, certamente para disfarçar a aparência!) ingerindo a misteriosa substância! Dizem que o efeito é imediato, que vai diretamente da boca para a corrente sangüínea!!!
Brincadeiras à parte, precisávamos nos concentrar na estrada, pois a tranqüilidade da estradinha de terra de interior havia ficado para trás. Tínhamos nos proposto a recuperar terreno, tendo em vista a pequena distância pedalada no dia anterior. Para isso teríamos que superar o intenso tráfego, os trechos em obras e as subidas do caminho...
Paramos no caminho para o almoço. Hora de estender as pernas, relaxar e conferir o trajeto. Passamos por Laguna (abaixo) e resolvemos esticar a pedalada até Imbituba...
... onde chegamos à noite, depois de uma bela pedalada pela areia dura à beira-mar entre Vila Nova e a praia de Imbituba propriamente dita (logo antes do costão de pedras que forma a proteção natural do porto). Paramos em um camping que eu já conhecia onde fomos muito bem recebidos pelo proprietário. Acampamento na grama, banho quente e inclusive uma cozinha com fogão e geladeira para utilizarmos!!! Mais um belo dia de pedalada se passou. Valeu!
Registro do ciclocomputador:
Dst 1 (distância percorrida no dia): 134,97 km;

Dst 2 (distância acumulada): 394,03 km;

Odo (odômetro - registro contínuo de distância): 6024,3 km;

Tm (tempo pedalado): 7 h 07 min 45 s;

Av (velocidade média pedalada): 18,9 km/h;

Mx (velocidade máxima pedalada): 48,0 km/h.

1 comment:

Anonymous said...

Moro em Criciúma, SC e, digitando no google: "Fotos Yate Clube Morro dos Conventos"... Voilà! Eis que surge seu blog, com fotos da pedalada. O que achei? Demais, ótimo. Num contemporaneismo maluco, de estradas, acidentes, pouca infra-estrutura, é muita coragem, disciplina, força de vontade arriscar a vida numa jornada dessa. Estão de parabéns...

P.s: também pedalo, mas fiquei no meio do caminho mesmo, pois vi que a viagem foi até Curitiba! Sinistro... Mais uma vez, parabéns...