Thursday, May 21, 2009

Ilhabela antes da chuva

Segunda-feira, 20 de abril de 2009. Amanhecer de mais um lindo dia. Antes dos primeiros raios de sol atingirem o acampamento eu estava em pé. Procurando algum acesso para a praia, topei com um portão cadeado. Fui à entrada do camping, onde um segurança informou que o portão permanecia fechado durante a noite e que para acessar a praia teria que sair do camping, dar a volta no terreno e seguir ao lado de um campo de futebol. Tive vontade de retrucar que já era dia, mas me contive, afinal o segurança não resolveria o problema e certamente não contribuiria para modificar o sistema vigente. Saí do camping, passei ao lado do campo de futebol e cheguei à praia, onde um simpático cachorro veio me dar um bom dia. Ao longe, perto do canto esquerdo da praia, um senhor passava com um grande saco, recolhendo o lixo – o que explicava a limpeza da praia.

De volta ao camping – o portão de acesso ainda estava fechado – parei para observar uma arara (aparentemente solta). Apanhei a carteira e saí novamente do camping para comprar pão, presunto, queijo e leite. No caminho parei para fotografar andorinhas empoleiradas na cruz de uma das torres de uma pequena igreja nas proximidades do camping.
De volta ao acampamento, preparamos um belo café da manhã com torradas feitas na panela e café com leite. Até mesmo as formigas se esbaldaram nas tampas dos potes de manteiga e mel. Feito o banquete, saímos de bicicleta para conhecer um pouco mais da parte Sul da ilha e encontramos outro camping nas proximidades da Praia do Veloso: Camping do Sítio, também conhecido por Camping do Dadinho, onde chegamos depois de atravessar um pequeno riacho. Mesmo com feriado, a diária era substancialmente menor (R$ 20 por pessoa), os banheiros eram bons – com opção de banho quente ou frio – e havia uma cabana com cozinha para realizar refeições. Além disso, havia poucos campistas além de nós em uma bela área gramada e arborizada, o que garantiria tranquilidade para descansar à noite.
Retornamos ao camping na praia Grande e tratamos de desmontar as barracas e guardar todo o equipamento. Como eu havia terminado essa tarefa antes do Clayton, aproveitei para ir à praia – o portão estava aberto! – tomar um belo banho de mar.
Com as bicicletas novamente carregadas, seguimos para a Praia do Veloso e paramos para fotografar a travessia do riacho. Montamos acampamento na sombra de belas árvores.
Tudo organizado, saímos novamente com as bicicletas aliviadas. Na travessia do riacho, por falta de atenção, passei por um trecho bastante escorregadio e levei um tombo, esfolando o pé direito (pois estava usando chinelos). Apesar de sangrar bastante, não parecia muito profundo, então continuamos o passeio. Almoçamos em uma padaria/lancheria e aproveitamos a tarde para ir à praia. Inicialmente fomos a uma pequena praia de pedras que havia sido indicada para mergulho. De fato encontramos pessoas mergulhando – com equipamentos de mergulho autônomo –, mas achamos o acesso pelas pedras arriscado pela presença de cracas e pela nossa inexperiência no assunto, então decidimos seguir para a Praia do Veloso.
Na praia do Veloso tomamos banho e mergulhamos enquanto o bom tempo começava a ser substituído por nuvens escuras. Foi interessante observar e fotografar a chuva forte chegando e inclusive a formação de uma "tromba d´água". Antes que a chuva nos atingisse tratamos de retornar ao camping. Na hora da janta, que foi na cabana coletiva, já chovia bastante.
Dados registrados no ciclocomputador:

Distância pedalada no dia: 15,40 km;
Distância pedalada na viagem: 154,70 km;
Odômetro: 10.390 km;
Tempo efetivamente pedalado no dia: 1 h 32 min 05 s;
Velocidade média da pedalada no dia: 10,0 km/h;
Velocidade máxima da pedalada no dia: 54,0 km/h.

No comments: