Thursday, May 21, 2009

Rumo a Santos/Guarujá: Curitiba - Guarujá


Saímos de Curitiba na manhã do dia 17 de maio com tempo bom. Depois de algumas voltas procurando a estrada, seguimos pela rodovia Régis Bittencourt em direção à fronteira com o estado de São Paulo. Pista duplicada, bem pavimentada e sinalizada e com pedágios muito mais baratos do que no Rio Grande do Sul.

Parada para almoço, abastecimento e limpeza dos vidros em Registro - SP
Peruíbe - Litoral Sul de São Paulo
Vista da Ponta da Praia, em Santos, para a Ilha de Santo Amaro, onde fica Guarujá.

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande

Essa fortificação, também conhecida como Fortaleza da Barra, Fortaleza da Barra Grande, Fortaleza de São Miguel e Fortaleza de Santo Amaro e Santos, localiza-se entre as praias do Góes e Santa Cruz dos Navegantes, na Ilha de Santo Amaro, no município de Guarujá. Foi erguida durante a unificação dos governos português e espanhol (1580-1640), mais precisamente em 1584, mediante projeto de Giovanni Battista (Juan Bautista) Antonelli, arquiteto militar que acompanhava a esquadra espanhola do almirante Diogo Flores Valdez. Sua posição estratégica foi ocupada um ano antes, em 1583, após ação militar vitoriosa do vedor e contador da armada Andrés Eguino (Higino), contra os navios do corsário inglês Edward Fenton. Seu primeiro comandante, o Capitão Luiz da Costa de Siqueira, só foi nomeado em 1702, 118 anos após sua fundação. [Fonte: Prefeitura Municipal de Guarujá]
Santos - SP
Em Santos embarcamos na balsa para Guarujá e começamos a procurar o endereço do hostel onde pretendíamos ficar. Como não tínhamos mapa da cidade, perguntamos para algumas pessoas e, lá pelas tantas, Clayton sugeriu: "quem sabe entramos naquela rua ali na frente". Não é que era a própria rua que procurávamos? Com um navegador assim como co-piloto é fácil viajar!!!
Fomos muito bem recebidos no hostel e tratamos de tirar os equipamentos do carro e colocá-los nas bicicletas. Contando com a boa vontade do pessoal do hostel, combinei que deixaria o carro estacionado lá (por um valor bem razoável) enquanto estivéssemos pedalando. Obrigado, novos amigos do hostel!!!
Tirando os equipamentos do carro...
Com as bicicletas prontas!

No comments: