Sunday, April 06, 2014

Remando no paraíso - ida


Recebi um convite praticamente irrecusável: remar no litoral entre São Paulo e Rio de Janeiro, praticamente um paraíso para a canoagem oceânica!!!
Christian Fuchs, fabricante dos caiaques Eclipse e proprietário da Aroeira Outdoor, organizou o roteiro e a logística a pedido de Paul Diener, proprietário da Northern Light Paddles, agente autorizado dos caiaques TRAK e dos equipamentos Reed Chillcheater e distribuidor exclusivo nos Estados Unidos dos caiaques japoneses Water Field. Juntamente com Paul, vieram ao Brasil Al, canadense, e o casal Pam e Ted, dos Estados Unidos.


Mas antes de colocar o remo na água foi preciso rodar muito. Foram praticamente 1.500 km de estrada, saindo do Rio Grande do Sul e passando por Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

 Viajando à noite


Travessia Guarujá - Bertioga

Eu planejava dirigir por dois dias, mas chegando em Bertioga, precisei parar para levar o carro à oficina. O ruído esquisito na roda direita era um problema na suspensão, solucionado na oficina mecânica, onde fiquei praticamente toda a tarde. Até pensei em rodar à noite até Ubatuba, mas um temporal que desabou no final do dia complicou as coisas; praias sem luz, trânsito mais lento do que o habitual e muitas folhas e galhos na Rio-Santos atrapalharam meus planos. Pernoitei em São Sebastião.


No dia seguinte finalmente cheguei ao município de Ubatuba e seguindo as detalhadas instruções que possuía - um excelente mapa feito à mão pelo pai de Christian -, não tive problemas em encontrar a praia Fortaleza e a casa da família Fuchs, que provavelmente tem a melhor vista da paisagem de toda a praia!

 Acesso às praias Dura e Fortaleza

Estradinha de acesso

Praia Brava da Fortaleza

A fantástica vista da casa da família Fuchs

No comments: