Monday, September 10, 2007

Cicloturismo no final de agosto de 2007 - parte 1.

Após um final-de-semana chuvoso em Caxias do Sul, resolvi sair no domingo, dia 26 de agosto de 2007. Parecia que a chuva mais forte havia passado e a previsão do tempo indicava melhora.
Com a bicicleta bastante carregada - excessivamente carregada para o trajeto previsto -, comecei a pedalar às 16 h 10 min.
O céu nublado com um fino chuvisqueiro não proporcionou muitas fotografias pelo caminho. Abaixo, vista de Galópolis para Vila Cristina (ambos ainda em Caxias do Sul).

Na subida do vale do rio Caí para Nova Petrópolis - aproximadamente dez quilômetros de subida - fiz uma nova pausa para descansar, tomar água e registrar o momento:

Chegando em Nova Petrópolis, tratei de entrar em contato com o amigo Renatinho, que já havia saído rumo a Linha Imperial, de onde sairíamos no dia seguinte. Já escurecendo, percorri os nove quilômetros para encontrá-lo no portão da casa dos meus pais.
Banho tomado, preparei a janta e tratamos de conversar sobre a jornada que nos aguardava.
Os dados registrados para a pedalada do dia foram:
  • Saída de Caxias do Sul: 16 h 10 min; chegada em Linha Imperial: 19 h 10 min;

  • Odômetro na saída: 343,6 km;

  • Odômetro na chegada: 388,8 km;

  • Distância pedalada: 45,17 km;

  • Velocidade média: 16,7 km/h;

  • Velocidade máxima: 58,4 km/h;

  • Estimativa de gasto calórico (pelo ciclocomputador): 929,7 kcal;

  • Tempo pedalado: 2 horas, 41 minutos e 39 segundos.

No dia 27 de agosto, segunda-feira, a alvorada foi às 6 h 45 min com agradável temperatura de sete graus Celsius. Tempo nublado e frio, mas sem chuva. As notícias davam conta de que uma frente fria atingia todo o Estado, provocando declínio das temperaturas e melhoria no clima. Após o café, registramos nossa partida:

Tivemos um início de pedalada tranqüilo e o calor chegou somente na subida do Carazal, após o pedágio entre Nova Petrópolis e Gramado.

Em Gramado registramos a passagem pelo pórtico e fizemos uma parada a título de almoço.















No comments: