Sunday, September 16, 2007

Cicloturismo no final de agosto de 2007 - parte 5.


A estrada que segue da Tainhas a Cambará do Sul está em boas condições de conservação, apesar de ser utilizada com bastante intensidade pelos caminhões que transportam toras de pinus.
A julgar pela quantidade de hectares plantados e pelo ritmo em que a madeira é colhida e novas árvores são replantadas, dentro de pouco tempo toda essa região provavelmente se tornará um deserto, pois a camada de solo fértil é realmente muito pouco
espessa, como se pode observar em áreas onde a construção da estrada exigiu a escavação de pequenas elevações: logo abaixo da vegetação enxerga-se uma pequena camada de solo escura, seguida geralmente por uma fina camada de pedregulhos e, logo abaixo, rocha pura. Fica fácil entender a enorme quantidade de áreas alagadiças, muitas vezes bem na beirada dos canyons.


Continuando o raciocínio, sendo a camada de solo fértil pouco espessa, é de se supor que a quantidade de matéria orgânica também seja de pequena monta e, para sustentar o crescimento de florestas de pinus ano após ano, o preço será a completa exaustão do solo. Mas essa questão infelizmente nem sequer entra na pauta de qualquer discussão, muito menos em tempos de
instalação, em nosso Estado, de enormes conglomerados que
explorarão imensas áreas com a exploração de monoculturas de árvores exóticas. Tudo em nome do "progresso" e do "crescimento".
Enquanto isso, luta-se para que apenas um único dia seja considerado o "dia mundial sem carro"...
Quanto ainda há para mudar...
Retornando dessas divagações para nosso pequeno roteiro cicloturístico pelos Campos de Cima da Serra em direção ao litoral, seguimos após o reforçado café da manhã em direção à estrada de acesso para Praia Grande. Em algumas ocasiões eu parava para esperar pelo colega de jornada, quase sempre no alto de uma elevação, aproveitando para retomar o fôlego, apreciar a vista da região ou registrar o caminho em algumas fotografias. A seqüência foi feita em um desses momentos, após uma longa subida, e o esforço do Renatinho ao concluí-la pode ser bem visto na última fotografia.

No comments: