Saturday, September 15, 2007

Cicloturismo no final de agosto de 2007 - parte 2.


Após a parada para almoço em Gramado, passamos por Canela (foto acima) e a paisagem começou a mudar. Em vez de subidas e descidas por entre árvores ou áreas urbanizadas, subidas e descidas por coxilhas cobertas por campos, os Campos de Cima da Serra.

Em São Francisco de Paula paramos para tomar um refrigerante e comprar água, leite e iogurte, pois a parada para acampamento seria em algum lugar entre São Chico e Tainhas, muito provavelmente na beira da estrada.


A temperatura provavelmente estava um pouco abaixo dos oito graus de Gramado, mas o vento que tornava a sensação térmica relativamente fria soprava do Sul, o que nos ajudava na pedalada em direção a Tainhas. A paisagem, igualmente, nos motivava a enfrentarmos as subidas, pois a visão que se descortinava do topo das elevações geralmente era recompensadora.

Como os nossos ritmos de pedalada eram ligeiramente diferentes, eu seguia na frente e parava com freqüência para esperar Renatinho, aproveitando esses momentos para tirar algumas fotografias.



Com o final da tarde se aproximando, combinamos que pedalaríamos até as cinco horas da tarde e aí trataríamos de encontrar um local para acampar, pois levaríamos algum tempo para encontrar uma região não muito exposta ao vento, relativamente plana e um pouco protegida da própria estrada.

Passamos pela entrada para a Serra do Umbú e pelo local de acampamento de minha última pedalada em diração ao canyon Macuco. O dia estava terminando...


Creio que essa foi a primeira pedalada em que esqueci-me de zerar os dados do ciclocomputador após o dia pedalado, portanto os dados a que me refiro a seguir são a somatória do primeiro e do segundo dias pedalados, o mesmo ocorrendo com os próximos dados.
  • Distância pedalada: 145,22 km;
  • Velocidade média: 17,1 km/h;
  • Velocidade máxima: 61,5 km/h;
  • Estimativa de gasto calórico (pelo ciclocomputador): 2579,3 kcal;
  • Odômetro na saída: 388,8 km;
  • Odômetro na chegada: 488,9 km;
  • Distância percorrida no dia: 100,1 km;
  • Tempo total pedalado: 8 horas, 27 minutos e 32 segundos.




No comments: