Tuesday, June 30, 2009

Angra dos Reis e Ilha Grande

Angra dos Reis, 29 de abril de 2009. Dia ensolarado, céu azul. Perfeito para uma travessia!


Após o café da manhã fomos à estação rodoviária comprar as passagens de retorno, de Angra dos Reis para São Sebastião e de São Sebastião para Guarujá.

Retornamos ao hotel, recolocamos os alforjes nas bicicletas e tratamos de aproveitar o tempo para conhecermos um pouco mais a cidade. Escolhemos a Estrada do Contorno que, como o nome indica, percorre a ponta de terra que avança oceano adentro, contornando a cidade.
Descaso lamentável em uma região tão bela...
Nos primeiros quilômetros da Estrada do Contorno ficamos surpreendidos com uma água cristalina onde era possível ver os peixes nadando!
Nas proximidades do Colégio Naval três tartarugas marinhas nadavam tranquilamente. Comentei com Clayton que, se ali, em plena cidade, podíamos ver tartarugas nadando, o que nos esperaria em Ilha Grande, teoricamente com muito mais riqueza natural?
Em frente à Praia do Bonfim, em meio às águas esverdeadas, fica a Ilhota do Bonfim, com uma curiosa igreja que ocupa quase toda a extensão de terra da ilha. Havia bandeiras enfeitando o local, pois dentro de alguns dias ocorreria a Festa do Bonfim.
Almoçamos na praia do Bonfim e retornamos pelo mesmo caminho para encontrarmos a barca Itaipu, que faria a travessia.
Compramos as passagens e acomodamos as bicicletas na popa da embarcação. Enquanto a barca não saía aproveitei para observar os pescadores remendando uma imensa rede no cais. Mais adiante, uma espécie de esteira transportava milhares de peixes.
Às 15 h 35 min começamos a travessia.
Afastando-nos da cidade, pudemos perceber a ocupação humana avançando morro acima.
Apenas alguns minutos depois de iniciada a travessia fomos saudados por um grupo de golfinhos. Impressionante a agilidade desses mamíferos marinhos! Depois de acompanharem a embarcação por alguns minutos, sumiram, tão repentinamente quanto apareceram.
Comandante da barca Itaipu.
Paredão rochoso na Ilha Grande.
Ao longe, o Pico do Frade dominando a paisagem.
Assistimos a um espetacular entardecer em plena navegação.
Por volta das cinco e meia da tarde chegávamos ao final da travessia, na vila de Abraão, principal adensamento populacional de Ilha Grande. Ao longe vimos o proeminente Pico do Papagaio, para onde pretendíamos caminhar.
Instalamos acampamento em um camping com poucos ocupantes, sem sequer imaginarmos como ficaria nos próximos dias...
Dados registrados no ciclocomputador:

Distância pedalada no dia: 14,20 km;
Distância pedalada na viagem: 521,42 km;
Odômetro: 10.757 km;
Tempo efetivamente pedalado no dia: 1 h 37 min 38 s;
Velocidade média da pedalada no dia: 8,6 km/h;
Velocidade máxima da pedalada no dia: 29,2 km/h.

No comments: