Tuesday, June 30, 2009

Ilha Grande - caminhada no primeiro dia

Tempo bom e dia ensolarado em Ilha Grande na quinta-feira, dia 30 de abril. Sem pressa, preparamos o café da manhã e organizamos melhor o acampamento que havia sido montado na noite anterior.


Do camping podíamos ver uma bela imagem do Pico do Papagaio emoldurado entre as árvores.
Por volta das dez e meia da manhã saímos para caminhar por uma das várias trilhas bem demarcadas da ilha.

A trilha subia pela encosta do morro, permitindo uma bela visão da vila de Abraão e arredores.
Após cerca de uma hora e quinze minutos de caminhada por uma bela trilha no meio da mata atlântica, chegamos à Praia Grande das Palmas (ou simplesmente Palmas), onde tomei um belo banho de mar. A praia tem pouco mais de 500 metros de extensão e algumas palmeiras que fornecem abrigo para uma pequena vila. Lembrei-me de perguntar a respeito da irmã da senhora Ilma (Ilha das Pombas, em frente à praia de Jabaquara, onde eu havia chegado nadando, em Paraty), que se chama Creusa e que moraria na Ponta ou Praia dos Coqueiros, mas ninguém por ali conhecia essa senhora.


Pouco adiante chegamos à Praia dos Mangues (em seus extremos há riachos onde cresce mangue). Tomei mais um revigorante banho de mar e paramos para o lanche do meio dia.
À tarde continuamos pela trilha, que retornava à mata, cruzando a ilha. No caminho encontramos uma interessante trilha de formigas.
Quase chegando à praia, a trilha se bifurcava. Clayton, que havia seguido na frente enquanto eu fotografava as formigas, já estava fora de vista. Decidi seguir pela direita, passando por uma trilha bem mais fechada que descia o morro rumo à belíssima praia Santo Antônio, espremida entre costões rochosos.
Fiquei um bom tempo explorando a praia e fotografando. Tentei seguir para a praia ao lado atravessando o costão, mas as pedras eram muito íngremes e às vezes escorregadias, de modo que retornei pela trilha passando novamente pela bifurcação antes de chegar à praia de Lopes Mendes.
Lopes Mendes tem aproximadamente três quilômetros de faixa arenosa bem fina e águas transparentes com ondas, excelente para um belo banho!
Clayton, que fora direto para Lopes Mendes, queria conhecer a praia de Santo Antônio, onde eu estivera, então voltamos pela trilha até a bifurcação e seguimos novamente pela trilha fechada que descia o morro.
O Sol já não alcançava a praia, encoberto pelos morros, mas o espetáculo das ondas batendo nos rochedos continuava muito bonito.
Às quatro e meia da tarde retornamos à trilha, que percorremos correndo. Às cinco horas sairia uma escuna da Praia dos Mangues para Abraão.
Depois de uma emocionante corrida contra o tempo pela trilha em meio à mata atlântica, chegamos a tempo de embarcar.
Um tranquilo cachorro sonolento no trapiche contrastava com os esbaforidos turistas que acabavam de chegar...
O Pico do Papagaio, visto de outro ângulo.
Retornamos para a vila de Abraão mais uma vez navegando por um belo entardecer.

No comments: