Saturday, October 04, 2008

Volta da Laguna dos Patos - Dia 5


20 de setembro de 2008 - quinto dia

São José do Norte. Dia nublado, sujeito a chuvas. Acordei sem muita pressa, pois seria um dia dedicado basicamente ao passeio e travessia para Rio Grande. Entrei em contato com o amigo João Reguffe, que tomaria uma lancha - lanchas são chamados os barcos exclusivamente para passageiros, enquanto balsa é a embarcação que transporta também os veículos (automotores) - à tarde para me encontrar e fazer um pequeno passeio. Saí para passear a pé pela cidade e registrei algumas imagens.

São José do Norte foi crescendo e tomando a área onde antes só existiam dunas.


A parte Sul da cidade está voltada ao canal de comunicação entre a Laguna dos Patos e o oceano. No lado oposto ao canal fica a cidade de Rio Grande.


Acima, a cidade de Rio Grande no outro lado do canal. Abaixo, um biguá...

... e um bigodudo lobo marinho!





Acima, bem no centro da fotografia, a plataforma P-53, vista um pouco melhor abaixo.






Infelizmente, a sujeira toma conta de algumas áreas. O lixo é jogado indiscriminadamente...
... e vai se acumulando. O problema maior ainda parece ser a falta de educação em nosso país que, com tantas riquezas, ainda fica marcando passo...!

Almocei em um buffet e aguardei a chegada da "lancha" (acima) que trazia o amigo João, de Rio Grande, com sua bicicleta dobrável.

Apresentações feitas, combinamos uma pequena pedalada até a região conhecida como Pontal (apesar de não ser nenhuma proeminência terrestre, como o nome indicaria), onde João visitaria alguns parentes.



A bicicleta Dahon (dobrável), João Reguffe, Vera e Darly. Obrigado pelo café!
Voltamos ao centro de São José do Norte apreciando um belo entardecer...
... e as luzes do porto de Rio Grande...
... e da plataforma P-53.
Em São José do Norte encontramos um conhecido de João, com quem travamos um diálogo surreal envolvendo tecnologia alternativa e várias idéias muito interessantes. Embarcamos na "lancha" das 20 h e seguimos para Rio Grande, onde fiquei hospedado na casa do novo amigo João. Já tarde da noite, ainda passamos na casa de Ciro e Tânia Carneiro para combinarmos uma velejada no dia seguinte, pois o barco de João estava no seco para manutenção.
Distância pedalada no dia: 19,57 km;
Distância acumulada: 470,79 km;
Odômetro total: 7811,8 km;
Tempo pedalado no dia: 1 h 49 min 01 s;
Velocidade média pedalada no dia: 10,7 km/h;
Velocidade máxima atingida no dia: 20,0 km/h.

2 comments:

Tiane said...

Gostaria de te acompanhar nas viagens! Acho muito legal o que fazes e admiro muito a forma como aproveitas a vida! Quando crescer quero ser que nem tu! Um grande bjinho!

fertomiello said...

pô, me amarrei na foto da mulher + cachorro + bicicleta!
mas todas estão lindas..
bjos!