[produção orgânica e conceitos ecológicos são palavras desconhecidas por aqui...]
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Esperando o ônibus...
Parei para registrar a passagem pelos 150 quilômetros rodados nesse dia, algo praticamente impensável nos dias anteriores, com vento contrário.
Enquanto pedalava com grande empolgação pelas excelentes condições, liguei para falar com os amigos Evânder e "Alemão" Luís que estavam em Porto Alegre trabalhando. A performance foi dedicada ao amigo Evânder, grande atleta corredor de degraus e incentivador das mais variadas aventuras, com quem hei de me aventurar na travessia do primeiro canyon! Em homenagem ao amigo "Alemão" Luís, prometi "socar o sabugo" no pedal até São José do Norte! Grandes amigos, valeu pelo incentivo!!!
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Acima, dunas características da região de São José do Norte. Abaixo, prédio antigo na cidade.
As informações que pesquisei dão conta de que, "situado entre o Oceano e a Lagoa dos Patos, formando uma península, o município era primitivamente habitado pelos índios carijós. Seu desbravamento pelos brancos, só no século XVIII ocorreria e a essa fase estão ligados os nomes de Brito Peixoto, João de Magalhães e Cristóvão Pereira. Assim, já em 1724, na margem setentrional da barra do Rio Grande, junto a atual cidade de São José do Norte, se estabeleceu um posto de vigilância, visando garantir a posse da barra e o transporte de gado, cada vez mais intenso ao longo do litoral. Em 1763, quando as forças espanholas atacam a vila de Rio Grande, parte de sua população se refugia do outro lado da barra. Data desse ano a fundação do Arraial de São José do Norte.
Caberia, porém, ao elemento açoriano, tornar efetivo o povoamento. Numerosas famílias ali se instalaram e, cultivando a terra, conseguem lugar destacado na produção de trigo.
O nome de São José do Norte apresenta duas versões: a primeira, vem da crendice de que os primeiros habitantes da região depositavam crenças em São José e que os historiadores acrescentaram o nome de "do norte", porque era o município que ficava ao norte no município do Rio Grande; a segunda, é que o nome São José era homenagem ao rei de Portugal, D. José I.
Com relação à origem do nome deve ser acrescentado o seguinte episódio: na noite de 6 de junho de 1767, as tropas portuguesas, após violentos combates, expulsaram os espanhóis que haviam dominado o território e novamente as terras ficam sob o domínio de Portugal. Volta a ser hasteada a bandeira lusa por ser o aniversário do Rei. D. José I, nosso município, até então chamado de Norte, Arraial do Norte e Povo do Norte, recebeu o nome de São José do Norte.
Esta restinga, conhecida antigamente por "Península de Pernambuco" - fazendo parte mais tarde do território chamado de Capitania del Rei, Província do Rei, Capitania do Rio Grande, Capitania do Rio Grande do São Pedro - era primitivamente habitada por índios charruas, minuanos.
Com a chegada de Sila Paes e a fundação oficial do Rio Grande, em 1737, toda a região foi beneficiada. Um dos primeiros atos do brigadeiro foi a criação da fazenda Real os Bujurus, em 1738.
Com a criação do município de Mostardas, em 1963, passa a ser considerada como primeiro núcleo de povoação do município de São José do Norte, a localidade de Estreito.
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Tratei de procurar local para pernoite. Acabei encotrando a pequena Pousada N. Sra. da Paz, onde fui muito bem recebido pela senhora Ione e pude contar com um quarto para descansar e tomar um belo banho.
Durante a revisão no equipamento, constatei um raio quebrado na roda traseira. Provavelmente deve ter ocorrido durante o deslocamento dentro da cidade, por causa da irregularidade do piso. Não seria um problema importante, visto que não afetara a conformação do aro. Deveria ser consertado, todavia, para não acarretar em tensões nos demais raios, o que certamente fragilizaria toda a roda e propiciaria a quebra de outros raios, daí sim causando o entortamento do aro e a impossibilidade de continuar. Eu deveria resolver o problema antes de iniciar o longo trajeto em estradas de chão no outro lado da Laguna dos Patos.
Tudo certo na parte Leste da Volta da Laguna dos Patos!!!
Caberia, porém, ao elemento açoriano, tornar efetivo o povoamento. Numerosas famílias ali se instalaram e, cultivando a terra, conseguem lugar destacado na produção de trigo.
O nome de São José do Norte apresenta duas versões: a primeira, vem da crendice de que os primeiros habitantes da região depositavam crenças em São José e que os historiadores acrescentaram o nome de "do norte", porque era o município que ficava ao norte no município do Rio Grande; a segunda, é que o nome São José era homenagem ao rei de Portugal, D. José I.
Com relação à origem do nome deve ser acrescentado o seguinte episódio: na noite de 6 de junho de 1767, as tropas portuguesas, após violentos combates, expulsaram os espanhóis que haviam dominado o território e novamente as terras ficam sob o domínio de Portugal. Volta a ser hasteada a bandeira lusa por ser o aniversário do Rei. D. José I, nosso município, até então chamado de Norte, Arraial do Norte e Povo do Norte, recebeu o nome de São José do Norte.
Esta restinga, conhecida antigamente por "Península de Pernambuco" - fazendo parte mais tarde do território chamado de Capitania del Rei, Província do Rei, Capitania do Rio Grande, Capitania do Rio Grande do São Pedro - era primitivamente habitada por índios charruas, minuanos.
Com a chegada de Sila Paes e a fundação oficial do Rio Grande, em 1737, toda a região foi beneficiada. Um dos primeiros atos do brigadeiro foi a criação da fazenda Real os Bujurus, em 1738.
Com a criação do município de Mostardas, em 1963, passa a ser considerada como primeiro núcleo de povoação do município de São José do Norte, a localidade de Estreito.
Distância pedalada no dia: 159,90 km;
Distância acumulada: 451,22 km;
Odômetro total: 7792,2 km;
Tempo pedalado no dia: 6 h 21 min 12 s;
Velocidade média pedalada no dia: 25,2 km/h;
Distância acumulada: 451,22 km;
Odômetro total: 7792,2 km;
Tempo pedalado no dia: 6 h 21 min 12 s;
Velocidade média pedalada no dia: 25,2 km/h;
Velocidade máxima atingida no dia: 46,5 km/h.
Confrontando os dados registrados pelo ciclocomputador nesses últimos dois dias de pedalada, pode-se perceber claramente a influência do vento nesse tipo de viagem. Com vento contrário, a média horária cai drasticamente e o avanço é desgastante; com vento favorável, tudo é alegria, grandes distâncias podem ser transpostas e há disposição sobrando!
1 comment:
Pois é Leonardo.. estamos tentando incentivar o uso de meios de transporte alternativos em Pelotas através de pedaladas, discussões on-line, palestras, projetos de ciclovias.. Esse é um passo muito importante na luta por uma cidade mais sustentável.
Obrigado pela visita :)
bjos
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