Friday, October 03, 2008

Volta da Laguna dos Patos - Dia 2


17 de setembro de 2008 – segundo dia

Saí de Porto Alegre por volta das dez horas da manhã de quarta-feira. Um pouco mais tarde do que gostaria, pois pedalaria por Viamão e talvez um pouco mais adiante com o amigo Evânder Franco (grande atleta corredor de degraus e excelente amigo que me acompanhou em parte da última pedalada – veja por favor nas postagens anteriores). Por telefone fiquei sabendo que Evânder já havia chegado na capital e me aguardava na avenida Ipiranga. Em pouco tempo de pedalada eu já haveria de encontrá-lo.

Seguimos pedalando e conversando, subimos a Lomba do Sabão e passamos por Viamão, onde Evânder fez questão de pararmos um pouco para uma conversa com seus amigos de uma oficina de bicicletas. Aproveitamos para um breve lanche durante a prosa e registramos a parada.

Passamos pelo pedágio e, pouco adiante, paramos em uma sombra à margem da rodovia. Conversamos, lanchamos mais um pouco e nos despedimos. Evânder me desejou uma boa viagem e me deu um chocolate para animar nas horas "mais cruéis". Valeu, amigão! A partir dali eu seguiria sozinho.

O vento vindo da direção contrária era desanimador... Parei em Capão da Porteira para tomar um refrigerante e fazer um novo lanche.

Segui lutando contra o vento até chegar em Capivari do Sul, onde pedalaria em um rumo mais favorável (na direção sudeste) por uma distância relativamente curta até Palmares do Sul. A rodovia estava com asfalto bom (apesar da ausência de acostamento) e belas paisagens em volta, como as ovelhas pastando.

Cheguei no acesso a Palmares do Sul e tratei de procurar um local para pernoite. Ainda antes de entrar na zona central da cidade encontrei um posto integrado da Brigada Militar e Polícia Civil.
Apresentei-me e consegui permissão para acampar na área dos fundos, o que foi muito bom, pois poderia descansar tranqüilo e já estaria bem próximo da rodovia no dia seguinte. Acampamento montado, tratei de jantar e descansar, esperando quem sabe uma mudança de vento ou ao menos uma diminuição de sua intensidade no dia seguinte. O céu estava estrelado...

Distância pedalada no dia: 92,70 km;
Distância acumulada: 173,01 km;
Odômetro total: 7514,0 km;
Tempo pedalado no dia: 5 h 24 min 56 s;
Velocidade média pedalada no dia: 17,2 km/h;
Velocidade máxima atingida no dia: 41,0 km/h.

No comments: