Monday, October 13, 2008

Rumo ao Chuí: Nova Petrópolis a Porto Alegre - 12/10/08

Rumo ao Chuí

Nesse Dia das Crianças de 2008 iniciei mais uma jornada de bicicleta. Saindo de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, rumo ao extremo Sul do Brasil.
Na bagagem, uma mochila e apetrechos para caminhar. Inicialmente a idéia é refazer a Caminhada Barra do Chuí - Torres: 620 km de vento, areia e mar.


Descendo a serra rumo ao calorão de Picada Café...

... onde encontrei os amigos Paulo (de amarelo) e Egídio (de branco) e a sua sempre simpática mãe (bem à esquerda da foto, acima da escada, seguindo para o baile de domingo!). Paulo decidiu seguir junto, pedalando, até São Leopoldo. Foi uma ajuda providencial na grande subida de Ivoti, onde era necessário empurrar meu veículo. Se pedalar fosse comparado a dirigir um automóvel, pedalar com alforjes seria como pilotar um caminhão e pedalar com alforjes e reboque, como dirigir uma carreta!

Em Ivoti paramos para tomar sorvete e refrigerante. O calor era intenso. Chegando na região metropolitana, paramos em São Leopoldo nas proximidades do Trensurb e tomamos uma cervejinha para comemorar. Havia uma moça cuidando das roletas no acesso após os guichês de pagamento; vendo a bicicleta carregada e o reboque, respondendo à minha pergunta sobre uma possível rampa até a plataforma, comentou que "é mesmo inadmissível uma obra desse porte (referindo-se à estação de trem) não ter uma rampa, apenas escadas!" Coisas do nosso Brasil... Paulo me ajudou a transportar bicicleta e reboque escadas acima até a plataforma de embarque e tratou de voltar a Novo Hamburgo antes de anoitecer. Valeu, amigão!

Cheguei em Porto Alegre de noite e com um raio quebrado - apesar da revisão na bicicleta feita em Caxias do Sul dias antes...

Distância pedalada no dia: 72,60 km;
Distância acumulada: 72,60 km;
Odômetro total: 8292,0 km;
Tempo pedalado no dia: 4 h 06 min 51 s;
Velocidade média pedalada no dia: 17,6 km/h;
Velocidade máxima atingida no dia: 68,0 km/h.

2 comments:

Valdo (Valdecir João Vieira) - Cicloturista said...

Ola garoto
Vi que a carretinha serviu para aumentar a dificuldade. heehehehe. Deveria deixar os alforjes em casa. É assim que eu faço com a minha.
Mas como você está em fase de teste...
Vou torcer para que desta vez não quebre.
Coragem, sempre avante.
Valdo

Helton Moraes said...

68 km/h??

Desse jeito vai te matar, vivente!
Ainda bem que acabaram as descidas vertiginosas...

Boa sorte, vamos nos falando!!