Thursday, October 09, 2008

Volta da Laguna dos Patos - Dia 10

25 de setembro de 2008 - décimo dia

Acordei com um belo dia de sol. Preparei o café da manhã com calma e um chimarrão para tomar enquanto colocava as tralhas no sol. Enquanto minhas coisas arejavam, fui investigar (e fotografar) os arredores, tomando um bom mate.

Laguna dos Patos
Meus companheiros de camping em Tapes.

Na hora de sair do camping, uma surpresa desagradável: cobraram-me o valor de duas diárias, alegando que a diária encerrara às oito horas da manhã. Nunca vi um camping onde a pessoa deve madrugar para levantar acampamento, tomar café e estar pronta para sair às oito horas da manhã! Além disso, eu havia chegado já à noite no dia anterior (ninguém havia me dito absolutamente nada sobre o vencimento da diária) e era o único cliente do camping! Que diferença do camping em São Lourenço do Sul, onde eu havia sido muito bem recebido e, por estar viajando de bicicleta e ficar um único dia, ficara isento do pagamento de qualquer taxa!!!
Deixando Tapes rumo a Barra do Ribeiro, comecei a subir e passei por uma área bem pobre da cidade, tomada pelo lixo.
Só para não esquecer como era, passei a pedalar pelo areião. Subidas, descidas e um forte vento contrário. Usei a mesma estratégia do dia anterior e dividi o percurso em 10 etapas de 5 km.
Em alguns trechos a estrada estava pavimentada de três maneiras diferentes!

Sinais de civilização e forte vento inclinando a copa das árvores.
Areião!
Num pequeno lago abrigado do vento, a tranqüilidade dos patos.

Formigueiro

Achava um local para colocar a máquina fotográfica, enquadrava, colocava no modo auto retrato e tinha 12 segundos para "entrar na foto", mas nem a bicicleta carregada ficava parada, devido ao vento.

Agora sim!!!
Passei por uma enorme área completamente devastada pela plantação extensiva de árvores exóticas. Fico pensando se sou o único que se importa com isso...

Acima e abaixo, a última visão da Laguna dos Patos que tive nessa pequena viagem. Chegando em Barra do Ribeiro já estaria nos domínios do Lago Guaíba.

Alguém havia me dito: "de Tapes pra Barra é fácil, é tudo plaininho!!!"
O tal sujeito deveria ver essas fotografias e me dizer o que foi isso: ilusão de ótica?

Campo ao entardecer.

No final do dia houve um belo espetáculo no céu.
Cheguei em Barra do Ribeiro de noite e encontrei uma bela pousada (Pousada Vô Arthur). Banho quente (sem disjuntor caindo!) e uma ótima cama para descansar de um trajeto curto mas muito desgastante. O dia seguinte seria o último da Volta da Laguna dos Patos.

Distância pedalada no dia: 54,14 km;
Distância acumulada: 811,31 km;
Odômetro total: 8152,3 km;
Tempo pedalado no dia: 3 h 14 min 11 s;
Velocidade média pedalada no dia: 16,7 km/h;
Velocidade máxima atingida no dia: 40,0 km/h.

2 comments:

Anonymous said...

Olá Leonardo!!
Acabei de ver teu blog e tua viagem ao redor da laguna dos patos, e achei massa!!!! Fiz uma viagem louca tb, dentro de um Corsa 1.000, com mulher, sogra, cahorro e com o meu sogro locão tocando 120 km na estrada até o Pará, 5 dias na estrada, 7 horas de viagem por dia, e muitos buracos e "porco-dios" depois chegamos e mesmo assim registrei toda a viagem em fotos e fiz uns links que estão net. Bom, li teu comentário sobre o Camping em Tapes, e realmente, tens razão, o negócio é assim mesmo, e até na alta temporada a situação é a mesma, com o turista sendo o culpado pelo movimento na cidade, "dá um trabalho danado atendê-los bem", essas coisas, e então a cidade do Turismo é só fachada. Peço autorização para divulgar sua viagem e a passagem por Tapes, em nosso site, http://osverdestapes.googlepages.com

Sua autorização pode ser enviada para osverdestapes@gmail.com e te mando o link de acesso que fizemos para que veja como ficará a apresentação. Parabéns pelo trabalho que realizaste. Muita gente vai gostar de sua aventura!! Valeu!!