Saturday, November 08, 2008

Rumo ao Chuí: Curral Alto a Santa Vitória do Palmar - 26/10/08

Choveu durante a noite no Paradouro em Curral Alto. Amanheceu garoando. Sem muita pressa desmontei acampamento e tomei um café na lancheria. Comecei a pedalar somente por volta das dez e quarenta e cinco da manhã.
Nesse dia de pedal na estrada rumo ao sul, garoando e chuviscando, senti dor no joelho direito, aumentando conforme o dia ia passando. Havia sentido dor no final da pedalada entre Estreito e São José do Norte, pensando que fora resultado das condições adversas (areia fofa exigindo esforço além do normal, noite mal-dormida, forte vento contrário no trecho final dos molhes até a cidade), mas agora a dor retornava. Para me distrair, ficava observando os muitos preás (foto acima) que encontrei ao longo desse trajeto...
... e a tranqüilidade da vida no campo.
A garoa deu lugar ao chuvisqueiro e o chuvisqueiro, à chuva. Parei para me abrigar...
... em uma parada de ônibus...
... e aproveitei para comer wafer de lanche. Nesse tempo a chuva deu uma trégua, mas o chuvisqueiro voltou com vento. Contrário. O vento foi aumentando de intensidade, tornando a pedalada desgastante. Bastante força era feita para manter a bicicleta entre 10 e 12 km/h... Felizmente essa condição somente apareceu nos últimos quilômetros.
No final da tarde cheguei em Santa Vitória do Palmar, onde decidi parar e procurar um lugar para descansar e tomar um bom banho.
Distância pedalada no dia: 94,52 km;
Distância acumulada: 734,29 km;
Odômetro total: 8953,7 km;
Tempo pedalado no dia: 5 h 02 min 10 s;
Velocidade média pedalada no dia: 18,7 km/h;
Velocidade máxima atingida no dia: 31,0 km/h.

3 comments:

Godoy said...

Eu já morei ai neste lugar desgraçado de ruim chamado Curral Alto/Santa Vitoria... Imagino o que você não passou ai!!!... Venha conhecer o Paraíso: A Nascente do São Francisco aqui na linda Minas Gerais!!! Jamil 37 32147498.

Unknown said...

Olá Leonardo
A poucos dias fiz um cicloturismo de São Lourenço do Sul para Santa vitória do Palmar, minha cidade natal.
A retas monótonas do caminho realmente desafiam a mente de forma mais profunda, obviamente o desafio compensa, e prova que a tranquilidade é o grande combustível necessário para seguir em frente, com chuva, vento e pouco recurso.
Como sou natural da região e na minha infância e adolescência habitei o interior desse município, a campanha como denominamos a zona rural, pude mais facilmente entender um pouco melhor os costumes e a cultura local, obviamente que o "isolamento" geográfico desse município confere a ele características específicas, mas continuo acreditando em um povo hospitaleiro, gente do bem, e uma paisagem linda.
O cicloturismo está aumentando cada vez mais na região, e acredito que esse é o cenário mundial, muito importante nossas comunicações para fortalecer e demandar melhorias que podemos auxiliar na qualificação.
Em Curral Alto onde fui hospedado em uma propriedade privada, além da interação com o pessoal, surgiu o pensamento de estruturar uma local de hospedagem para viajantes, com um banho quente, cama ou local pra acampar, e pq não refeição, comida típica.
Grande abraço, bacana ver teu post, e qualquer coisa seguimos no contato.
Grande Abraço!

Luh said...

👏👏👏 terra natal.