Tuesday, November 04, 2008

Rumo ao Chuí: São José do Norte - Projeto Larus - 24/10/08

Foi bom ter permanecido algum tempo em São José do Norte e Rio Grande. Na manhã do dia 24 de novembro, uma sexta-feira, às nove horas, ocorreu no auditório do Ministério Púlico de São José do Norte o lançamento oficial do Projeto Larus. Trata-se de um projeto de monitoramento ambiental do litoral sul do Brasil, tendo como limite norte o município de Mostardas. Quem competentemente apresentou o projeto foi o professor Lauro Barcellos - Diretor do Museu Oceanográfico da Furg -, que coincidentemente havíamos visitado em seu local de trabalho na noite anterior.
A seguir, quase a totalidade das imagens apresentadas e comentadas pelo professor Lauro. A maioria é auto-explicativa, não necessitando de legendas.
Abaixo, fotografias de animais encontrados na beira da praia:
Uma toninha que, presa por uma rede de pesca, devido ao grande esforço para tentar se libertar da morte por afogamento, acabou por dar à luz em plena rede... Duas mortes sem sentido...
Duas tartarugas marinhas jovens mortas na praia.
Professor Lauro mostrando restos de rede que são deixados no mar após serem considerados inservíveis. Essas redes-fantasma ficam à deriva e continuam capturando variada fauna marinha. (a fotografia está deformada pois é a reprodução de uma projeção, vista de um ângulo não ortogonal em relação à tela)
Tartaruga marinha presa em uma espécie de engradado abandonado no mar. A tartaruga estava viva e conseguia nadar arrastando o caixote...
Após a apresentação do projeto pelo professor Lauro Barcellos, o médico veterinário Rodolfo Pinho da Silva apresentou o trabalho que é realizado pelo CRAM - Centro de Reabilitação de Animais Marinhos por profissionais e voluntários.
Essas duas palestras ocorreram pela manhã. Durante a tarde ocorreria mais uma atividade, envolvendo representantes das comunidades de São José do Norte. Como eu estava por lá e achara muito interessantes as palestras da manhã, resolvi acompanhar a dinâmica da tarde. No intervalo para o almoço aproveitei para passear pelas ruas dessa interessante e ainda pacata cidade.
Às 13 h 30 min reiniciaram-se as atividades: a professora Odete (não sei seu sobrenome) e o professor Rogério Arruda, da Furg, falaram e aplicaram a Metodologia Participativa, tentando integrar os representantes das comunidades representadas na palestra. Para minha mais completa surpresa, fui convocado para falar a respeito da minha viagem de bicicleta e também sobre a caminhada que havia realizado há dez anos atrás por todo o litoral do Rio Grande do Sul. Completamente sem jeito, procurei falar um pouco e fui bem correspondido pelos representantes da comunidade. Obrigado pela atenção.
Após o encerramento das atividades, percebi que havia um navio da Marinha atracado em São José do Norte. Mais tarde eu ficaria sabendo que, no dia seguinte, a cidade estaria de aniversário!

No comments: