Tuesday, February 07, 2012

Antes da remada

[Por favor clique nas fotografias para vê-las ampliadas]

A remada em Santa Catarina foi praticamente toda programada pela internet, desde a troca de e-mails entre os interessados até o traçado do roteiro que presumivelmente seria feito. Os amigos que confirmaram e que efetivamente realizaram a remada foram: Márcio e Otávio, de Osório, remando num caiaque duplo Explorer Sioux; Alvares e Jair, de Alvorada, remando respectivamente num Artic Eclipse e num Amazônia Opium; Fernando, de Gravataí, remando num Artic Eclipse; Germano, de Canoas, remando num Cabo Horn Opium; Tiane e Leonardo Esch, de Porto Alegre/Nova Petrópolis/Maquiné, remando cada um seu Markopolo Weir. O trajeto que nos propusemos a remar teria aproximadamente 72 km, iniciando em Porto Belo e terminando em Tijucas.

Ficou acordado que o ponto de encontro para quem se deslocasse para Santa Catarina na véspera da remada seria o camping Atlantis, onde acamparíamos.

Depois de enfrentarmos congestionamento na única estrada de acesso para todas as praias da região de Porto Belo e Bombinhas, Tiane e eu ainda escolhemos um caminho mais longo e quando finalmente chegamos no início da noite ao distante camping Atlantis, encontramos Germano e Fernando já instalados. Tratamos de montar nossa barraca rapidamente - o que foi prudente, pois logo em seguida escureceu e, um pouco depois, começou a chover.

A estrutura do camping é excelente, em frente ao mar e com local perfeito para acampar, banheiros limpos, área comum coberta com mesas e cadeiras e inclusive acesso à internet (wireless). Para usufruir de tudo isso, a taxa que nos foi cobrada foram trinta reais por pessoa.

Como chovia sem parar, utilizamos a área coberta para separarmos as tralhas para a remada do dia seguinte e, claro, conversamos bastante sobre as expectativas de cada um. Fernando e Germano estavam um pouco preocupados com as ondas que haviam visto na praia e Tiane já estava quase desistindo antes de começar :)

Um pensamento, ao menos, creio que era comum: "tomara que passe essa chuva!!!"

Acampamento, seis e meia da manhã. 

No dia seguinte acordamos cedo para conseguirmos desmontar acampamento e chegar no local de encontro combinado às sete horas.

Caiaques e tralhas nos carros, seis e quarenta e cinco.

Fui à praia ver como estava o nascer do dia [primeira imagem da postagem, uma montagem com várias fotografias], desmontamos acampamento, fomos acordar a mulher que receberia o pagamento pelo camping e tratamos de colocar o pé na estrada, chegando ao trapiche do barco pirata, em Porto Belo, bem a tempo.
Otávio e Márcio já estavam com o caiaque duplo na areia e logo em seguida chegaram Jair e Alvares (que optaram por viajar durante a noite) e Fernando e Germano.

Enquanto desembarcávamos caiaques e tralhas e tratávamos de por ordem na bagunça toda, encontrando lugar certo para cada item do equipamento, alegremente trocávamos impressões sobre a remada que estava por vir. Esperávamos tempo bom, mas nuvens baixas anunciavam chuvisqueiro iminente. O vento Sul da frente fria era bloqueado pela massa de terra e a água estava completamente calma no local de saída. Decidiu-se em grupo que Márcio seria o líder da remada.








No horário previsto e quando tudo encontrou seu devido lugar, Jair, Márcio, Germano e Tiane levaram os carros para Tijucas enquanto Fernando, Alvares, Otávio e eu ficamos aguardando. Os carros ficaram estacionados em um posto de gasolina e os quatro retornaram para Porto Belo de táxi.

Depois da foto em grupo, estava tudo pronto para a remada!!!


No comments: